A Escola dos Servidores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) celebra nesta quinta-feira (04 de abril), seu 16º aniversário. A instituição educacional tem como objetivo central a promoção do conhecimento, visando o desenvolvimento e aprimoramento das competências dos servidores públicos do Judiciário, com o propósito de garantir os melhores resultados para a sociedade.
Criada e instalada em 4 de abril de 2008, a Escola dos Servidores ‘Desembargador Atahide Monteiro da Silva’ oferece cursos na modalidade on-line e presencial, trabalho/workshop, palestras e congressos. A estrutura também é utilizada como espaço para difusão de cultura, amostra de arte, lançamento de obras literárias e apresentação musical. Além dos servidores efetivos do judiciário, a oferta de conhecimento também é direcionada para os demais públicos, como profissionais de diversas áreas da categoria de comissionados, credenciados, contratados, terceirizados e estagiários.
A coordenadora da Escola dos Servidores, Andrea Marcondes Alves, destaca que ao longo de mais de uma década e meia de existência, a Escola se empenha no cumprimento das metas do Plano de Capacitação para fazer com que os servidores (as) estejam mais bem preparados para uma prestação de serviço mais efetiva e transparente.
“A capacitação profissional não é apenas um evento isolado, mas um compromisso contínuo com o crescimento pessoal e organizacional. Ao investir na capacitação dos colaboradores, o Tribunal de Justiça pode criar um ambiente que fomenta o desenvolvimento, o engajamento e a alta performance da equipe. Assim, podemos contribuir para termos uma Justiça mais inclusiva, moderna e resolutiva para todos os cidadãos e cidadãs mato-grossenses”, declarou a coordenadora.
Dados mais recentes, mostram que o cronograma de ações do “Plano de Capacitação 2023/2024” apresentam que a Escola dos Servidores apresenta números satisfatórios. Somente em 2023, foram 11.871 participações de servidores e servidoras em ações de capacitação em todo o Estado. Além disso, nos três primeiros meses de 2024 (até 18 de março), 871 servidores já participaram de alguma atividade pedagógica de conhecimento.
A Escola dos Servidores fica localizada em um edifício moderno adjacente ao Tribunal de Justiça, sua área construída ultrapassa os 1.300 metros quadrados, com seis salas de aula, cada uma com capacidade para 45 alunos, a estrutura da escola apresenta flexibilidade, permitindo que três dessas salas sejam combinadas para formar um amplo auditório com espaço para até 150 pessoas. Também conta com uma sala de reuniões e dois laboratórios de informática, com capacidade total para 54 usuários, atendendo às demandas tecnológicas dos alunos.
A unidade possui uma visão panorâmica para Praça das Bandeiras, contracenando com a copa das arvores junto aos arranha-céus urbano de Cuiabá. Endereço: Anexo Administrativo – Des. Antônio de Arruda – R. C, s/n – Centro Político Administrativo, Cuiabá –MT. Telefone: (65) 3617-3207
Carlos Celestino
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT