Connect with us

BRASIL

Mais 2 cidades do RJ têm estado de emergência reconhecido pela União

Publicado

em

Chuvas intensas atingiram o estado do RJ no último fim de semana, deixando moradores de diversas cidades desabrigados
Reprodução / X / @JrFrestaets

Chuvas intensas atingiram o estado do RJ no último fim de semana, deixando moradores de diversas cidades desabrigados

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional reconheceu nesta terça-feira (16) a situação de emergência nas cidades de Duque de Caxias e Mesquita, localizadas na região da Baixada Fluminense.

Com a informação divulgada em uma edição extra do Diário Oficial da União (DOU), sobem para seis o número de municípios com emergência reconhecida pela União em razão das fortes chuvas do último fim de semana.

De acordo com o Ministério, a partir do reconhecimento da situação de emergência, as prefeituras dessas cidades poderão solicitar verbas da União para ações como “compra de alimentos, água potável e combustível para os veículos”.

“Os repasses serão liberados assim que os planos de trabalho forem apresentados pela prefeitura e avaliados pela equipe técnica da Defesa Civil Nacional”, afirmou o ministério na segunda (15).

O valor a ser repassado pela União às prefeituras também depende do plano de trabalho e, por isso, ainda não foi publicado.

Até o momento, as cidades em situação de emergência são:

> Belford Roxo

> Duque de Caxias

> Mesquita

> Nova Iguaçu

> Rio de Janeiro (capital)

> São João de Meriti

Apoio do governo federal

Os temporais do fim de semana deixaram 12 mortos e diversos estragos que continuam a ser contabilizados no estado, mesmo até esta tera-feira (16). A situação mobilizou o governo estadual do RJ e o governo federal.

O governo federal adotou o chamado “reconhecimento sumário”, mais rápido que o procedimento tradicional e usado em situações de “flagrante desastre”.

No domingo (14), o prefeito da capital fluminense, Eduardo Paes, disse ter recebido ligação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para falar dos estragos causados pela chuva. De acordo com Paes, Lula já tinha colocado recursos federais à disposição da prefeitura.

Em nota, a Presidência da República informou que, além de Eduardo Paes, Lula também telefonou para o prefeito de Belford Roxo, Wagner Carneiro, e “garantiu todo o apoio do governo federal ao trabalho das prefeituras e assistência da população atingida pelas chuvas”.

O Planalto também informou que Lula também acionou os ministros Waldez Góes, da Integração e do Desenvolvimento Regional, e Wellington Dias, do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, para acompanharem os trabalhos das equipes de assistência e de infraestrutura.

Fonte: Nacional

Continue Lendo

BRASIL

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição

Publicado

em

Por

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição
André Braga

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição

Neste mês de setembro , o Dia Mundial do Daltonismo tem o objetivo de esclarecer alguns pontos envolvendo o distúrbio da visão, como os sinais para identificá-lo ainda na infância. De acordo com a oftalmologista Mayra Melo, o diagnóstico é crucial para garantir o suporte adequado no desenvolvimento escolar e social.

O daltonismo é conhecido como discromatopsia, sendo portanto, alteração na percepção das cores que afeta cerca de 8% dos homens e 0,5% das mulheres no mundo.

“Os pais devem observar sinais como dificuldade em distinguir cores básicas, como vermelho e verde, ou quando a criança troca frequentemente as cores ao desenhar ou colorir”, orienta Mayra.

É comum também que os pais notem uma certa preferência por roupas de cores neutras ou frequência da dificuldade em atividades que envolvam a diferenciação de cores, como jogos e brincadeiras.

“Em muitos casos, a criança pode sentir frustração ou desinteresse em atividades escolares que envolvem cores, o que pode ser erroneamente interpretado como falta de atenção ou interesse”, alerta a especialista.

O diagnóstico é feito por um oftalmologista, utilizando testes específicos como o de Ishihara, que avalia a percepção das cores. Apesar de não haver cura para a condição, o diagnóstico precoce permite que a criança seja orientada e adaptada para lidar melhor.

“O uso de ferramentas adequadas, como material escolar com contrastes fortes e a utilização de óculos ou lentes com filtros especiais, pode fazer toda a diferença no desenvolvimento acadêmico e na autoestima da criança”, afirma.

The post Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora