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Mais 111 linhas de ônibus passam a aceitar apenas cartão

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Mais 111 linhas de ônibus passam a aceitar apenas cartão
Agência Brasília

Mais 111 linhas de ônibus passam a aceitar apenas cartão

Nesta quinta-feira (12), mais 111 linhas de ônibus deixam de receber dinheiro em espécie. São 29 linhas da Piracicabana, 17 da Pioneira, 24 da Urbi, 16 da Marechal, 23 da BsBus e duas linhas da TCB. Com a medida, serão 262 linhas operando exclusivamente por meio digital.

O sistema de pagamento de passagens por meio eletrônico está sendo implantado de forma gradual. Em 1º de julho, foram inseridas as primeiras 52 linhas; em 15 de agosto, outras 99 integraram o sistema. Com mais 111 linhas integradas nesta quinta-feira (12), o total chega a 28% das linhas – atualmente, 933 linhas de ônibus atendem à população do DF. Nesse período, as emissões do Cartão Mobilidade cresceram 8,6%, com 588 mil unidades contabilizadas até o dia 9 de setembro.

De acordo com o titular da Secretaria de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, a escolha das linhas para integrar o sistema de pagamento digital é feita a partir de uma análise criteriosa. “Estamos monitorando o sistema e analisando o comportamento do usuário. À medida que mais linhas vão apresentando redução de pagamento em espécie, nós vamos inserindo no sistema 100% eletrônico, e essas linhas vão deixando de receber dinheiro para pagamento das passagens. A meta é que, até o final do ano, todos os ônibus do transporte público coletivo do DF estejam operando somente com pagamento digital”, explicou.

Os usuários do sistema de transporte público que preferem não utilizar cartão e precisam viajar em linhas que não aceitam dinheiro em espécie podem adquirir o bilhete avulso (QR Code) , implantado no dia 15 de agosto. Nos primeiros 20 dias, foram comercializados 1.190 bilhetes impressos.

Os bilhetes avulsos podem ser adquiridos nos pontos de recarga do Cartão Mobilidade, localizados na Rodoviária do Plano Piloto, nas estações do BRT e nas rodoviárias de Brazlândia, Gama, Park Way, Planaltina, Santa Maria, Sobradinho e Taguatinga. As unidades do Na Hora de Brazlândia, Ceilândia, Gama, Riacho Fundo e Taguatinga também possuem pontos de comercialização do bilhete avulso e de recarga do cartão.

Além dos locais citados, há 59 conveniências do BRB, três correspondentes bancários e 46 equipes de atendimento volante em diversos terminais e pontos de maior circulação de passageiros. Os endereços estão disponíveis neste link.

*Com informações da Secretaria de Transporte e Mobilidade

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Fonte: Nacional

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Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição

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Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição
André Braga

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição

Neste mês de setembro , o Dia Mundial do Daltonismo tem o objetivo de esclarecer alguns pontos envolvendo o distúrbio da visão, como os sinais para identificá-lo ainda na infância. De acordo com a oftalmologista Mayra Melo, o diagnóstico é crucial para garantir o suporte adequado no desenvolvimento escolar e social.

O daltonismo é conhecido como discromatopsia, sendo portanto, alteração na percepção das cores que afeta cerca de 8% dos homens e 0,5% das mulheres no mundo.

“Os pais devem observar sinais como dificuldade em distinguir cores básicas, como vermelho e verde, ou quando a criança troca frequentemente as cores ao desenhar ou colorir”, orienta Mayra.

É comum também que os pais notem uma certa preferência por roupas de cores neutras ou frequência da dificuldade em atividades que envolvam a diferenciação de cores, como jogos e brincadeiras.

“Em muitos casos, a criança pode sentir frustração ou desinteresse em atividades escolares que envolvem cores, o que pode ser erroneamente interpretado como falta de atenção ou interesse”, alerta a especialista.

O diagnóstico é feito por um oftalmologista, utilizando testes específicos como o de Ishihara, que avalia a percepção das cores. Apesar de não haver cura para a condição, o diagnóstico precoce permite que a criança seja orientada e adaptada para lidar melhor.

“O uso de ferramentas adequadas, como material escolar com contrastes fortes e a utilização de óculos ou lentes com filtros especiais, pode fazer toda a diferença no desenvolvimento acadêmico e na autoestima da criança”, afirma.

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Fonte: Nacional

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