Connect with us

MATO GROSSO

Magistratura e Sociedade: entrevista com professor Jonas Mendes fala sobre religião, filosofia e fé

Publicado

em

Já está no ar a 20ª edição do programa Magistratura e Sociedade, com uma entrevista do professor mestre Jonas Júnior Mendes. A iniciativa, promovida pela Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT), conta com a participação do juiz Gonçalo de Antunes de Barros Neto e pode ser conferida no canal oficial do Tribunal de Justiça de Mato Grosso no YouTube.
 
Graduado em Filosofia, Pedagogia e Teologia, o entrevistado tem especialização em Teologia do Novo Testamento. É mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Mato Grosso com a dissertação “O indeterminado na Filosofia, na Ciência e na Matemática: sua tradução para os números transreais”. Jonas tem experiência na área de educação, e atua como professor de Filosofia, Sociologia Geral e Jurídica, e Teologia.
 
Na entrevista, Jonas Mendes falou sobre diversos assuntos relacionados à filosofia, teologia, religião e a importância da fé. “Algumas pessoas dizem assim ‘eu não creio em Deus porque há muita maldade no mundo’. Bom, Tomás de Aquino vai dizer ‘como que você pode olhar para o mundo e dizer que o mundo é mau se você não crê em um padrão que esteja fora do mundo para você julgar?’ Ou seja, tem que existir um padrão fora do mundo. Esse padrão é Deus. Se não existe esse padrão, então não posso dizer que o mundo é bom e nem mal, porque não existe um padrão”, afirmou.
 
Jonas Mendes, que é autor do livro “Livre Arbítrio e soberania divina” e coautor do livro Hermenêutica: uma introdução à interpretação bíblica”, trouxe à tona uma série de questionamentos para reflexão. “O universo não é eterno. Ele passou a existir em determinado momento. Se o universo passou a existir, ele tem uma causa para sua existência. Qual é a causa da existência do universo? Então, tempo, matéria, espaço e energia passaram a existir em um único momento, segundo a teoria do Big Bang.
 
Então quem fez com que o universo viesse a existência tem que estar fora do tempo e do espaço. Não pode ser matéria, espírito e não pode ser meramente energia. Tem que ser um ser pessoal.”
 
 
 
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Peça publicitária colorida com foto de homem. Texto: Magistratura e Sociedade – Convidado Jonas Júnior Mendes – assista agora! 20ª edição. Assina a peça o logo do Poder Judiciário de Mato Grosso.
 
Lígia Saito
Assessoria de Comunicação
Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT)
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Primeira-Dama do Estado participa de assinatura do contrato que pode aumentar em mais de 80% atendimentos oncológicos no HCanMT

Publicado

em

Por

A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, juntamente com o governador Mauro Mendes, participou, nesta quarta-feira (18.09), da assinatura do contrato entre o Governo do Estado e o Hospital de Câncer de Mato Grosso (HCanMT) com a finalidade de formalizar os serviços de saúde ambulatoriais, transformando a unidade hospitalar em um Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon).

Para Virginia Mendes, os esforços para a conclusão do processo serão um alívio para a população e para os pacientes que enfrentam a saga dos processos de regulação, já que os atendimentos serão realizados todos no HCanMT, ainda definiu como uma ação histórica.

“Uma ação histórica. Foi uma alegria testemunhar este momento histórico para o Hospital de Câncer. Eu sei muito bem o que é passar por um câncer. São muitas dúvidas, medos e tantas situações que a gente enfrenta; o mínimo que uma pessoa nessa situação precisa é de um cuidado apropriado. Com o novo contrato, os pacientes não ficarão andando de um lado para o outro, pois tudo será realizado em um só lugar”, disse a primeira-dama de MT.

Ela agradeceu a união de esforços para a formalização do contrato. “Gratidão ao Governo do Estado pela sensibilidade, por entender a importância dessa ação; ao diretor-presidente do Hospital, Laudemi Nogueira, e sua equipe; ao meu querido amigo Gilberto Figueiredo, que, enquanto esteve à frente da SES, se dedicou a este projeto juntamente com sua equipe, e ao atual secretário da Saúde, Juliano Melo. Com certeza, muitas vidas serão salvas a partir desta iniciativa”, ratificou Virginia Mendes.

O governador Mauro Mendes também recordou o diagnóstico de câncer da primeira-dama Virginia Mendes e falou do desejo de ver mais pessoas contando histórias de superação da doença. “Cuidar da saúde nesta área é algo diferenciado, porque eu já vivi isso dentro da minha casa. Ver a agonia e descobrir que alguém que você ama está com câncer é muito dolorido. Graças a Deus conseguimos superar. Espero que mais pessoas possam contar a nossa história, que eu contei e conto da minha esposa ter passado por isso e por ter tido um bom tratamento”.

Com a formalização do contrato, a assistência oncológica no Estado será ampliada em mais de 80%. A parceria permitirá que a capacidade de atendimentos da unidade suba de 310.893 para 562.008 por ano, resultando em um acréscimo de 251.115 procedimentos.

O contrato prevê um investimento anual que passará de R$ 48,7 milhões para R$ 93,9 milhões. A proposta para o novo contrato foi elaborada pela equipe técnica da Secretaria de Estado de Saúde (SES), levando em consideração a real capacidade física e técnica do Hospital de Câncer, com base na produção ambulatorial e hospitalar de 2019 a 2023.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora