Connect with us

MATO GROSSO

Magistratura e Sociedade: 25º programa traz juiz Wanderlei Reis como entrevistado

Publicado

em

Assista agora! Já está no ar o 25º episódio do Programa Magistratura e Sociedade, que, na ocasião, traz uma entrevista interessante e com profundas discussões entre o juiz de direito Wanderlei José dos Reis e o professor de Filosofia e juiz de direito, Gonçalo Antunes de Barros Neto.
 
Um dos pontos abordados foi a relação do Judiciário com a própria sociedade e sobre a imparcialidade na magistratura. Sobre isso, Reis ressalta que o que se espera de um magistrado pode ser aprendido na Filosofia. “Quando questionado sobre o que se espera de um juiz, Sócrates diz: é que se ouça atentamente, considere sobriamente e decida imparcialmente. Então, ele nos traz esses três atributos (atenção, sobriedade e imparcialidade) e eu vejo como características, sim, de um juiz.”
 
Ao apontar que esses três predicados são sempre praticados no exercício profissional, o juiz explica que ainda acrescenta outras qualidades necessárias à figura do magistrado. “A primeira característica a acrescentar a um juiz é a coragem (…), a segunda é o amor incondicional à toga, o que traz muitas renúncias e sacrifícios (…), já a terceira é a humanidade no trato com as pessoas, vendo seus semelhantes como um igual, como um par (…) e a quarta é a humildade, pois o nosso sacerdócio é quase que divino. O juiz decide sobre bens preciosos da sociedade, sobre valores. Delibera sobre a liberdade e sobre o estado das pessoas. Então, ele precisa ter humildade no exercício da judicatura.”
 
Wanderlei José dos Reis é pós-doutor em Direito, pela Unime, na Itália, e doutor em Direito e em Ciências Jurídico-Políticas. É graduado em Matemática e Direito e também possui 14 especializações universitárias no Brasil e na Europa, além de possuir cerca de 200 cursos de extensão em universidades do Brasil, Argentina, Estados Unidos e países da Europa.
 
Foi aprovado para a carreira de magistrado, como primeiro colocado de sua turma, tomando posse em 2003, na comarca de Chapada dos Guimarães. Atualmente, jurisdiciona em Rondonópolis, onde é coordenador do Cejusc e titular da Segunda Vara Especializada de Família e Sucessões.
 
Além de juiz também é: escritor; articulista, palestrante, doutrinador, professor-formador Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados e da Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso, membro titular-vitalício da Academia Mato-Grossense de Letras (AML) e da Academia Mato-Grossense de Magistrados (AMA).
 
Como escritor, é autor de 11 livros, dentre eles, Controle de Constitucionalidade: Teoria e Evolução; Toga e Pelerine; além de Direito, Cidadania e Contemporaneidade.
 
Magistratura e Sociedade: o programa de entrevista foi criado em 2021, pela Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT) e conta com a parceria da Coordenadoria de Comunicação do TJMT. Tem como objetivo o desenvolvimento do pensamento crítico de magistrados e magistradas em um mergulho pelas ciências humanas e sociais.
 
 
Keila Maressa 
Assessoria de Comunicação 
Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Programa Verde Novo e Loja Itinerante da Águas Cuiabá distribuem 100 mudas de árvores neste sábado

Publicado

em

Por

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso e Águas Cuiabá se unem, neste sábado (28 de setembro), para uma ação de promoção à arborização da cidade. A parceria ocorre por meio da Loja Itinerante da Águas Cuiabá, que nesta edição dividirá espaço com o programa Verde Novo do Poder Judiciário de Mato Grosso, que distribuirá 100  mudas de árvores nativas do bioma Cerrado, das 8h às 12h, no parque da Mulher Zulmira Gonçalves Meirelles. O parque está localizado na Av. Portugal, bairro Santa Rosa, em Cuiabá. 
 
O objetivo do Verde Novo é incentivar o plantio e a manutenção de árvores em Cuiabá, a fim de alcançar índices de arborização satisfatórios que contribuam para a melhoria na qualidade de vida da população.  Enquanto a loja Itinerante é uma ação que leva serviços da Águas Cuiabá até a população, para mais comodidade e praticidade. 
 
Nesta edição da Loja, haverá atendimento especial sobre o Interligue Já, programa em parceria com o TJMT, MPE, Águas Cuiabá, Município e Agência reguladora, que incentiva à população a realizar a interligação correta de suas redes de esgoto à rede coletora existente.
 
A presença do programa Verde Novo reforçará o movimento de ampliação do número de árvores nas áreas urbanas, o que é essencial para a redução da sensação térmica, aumento da umidade relativa do ar e na purificação do ar.
 
“No mês em que celebramos o dia da árvore, aliamos a mais um programa de suma importância para o meio ambiente. Além de garantir que o esgoto seja corretamente coletado e tratado antes de voltar aos nossos rios, estaremos junto do Verde Novo, que garante a arborização de nossa capital. Afinal, as árvores são essenciais para a vida e fundamentais para o saneamento”, destacou Julie Campbell, diretora Operacional da Águas Cuiabá.
 
Programa Verde Novo – As árvores plantadas e/ou distribuídas pelo Verde Novo estão elencadas no Decreto Municipal n.º 5.144/2012, que dispõe sobre a arborização urbana de Cuiabá e enfatiza a utilização de espécies nativas do bioma Cerrado na proporção de 70%. Dentre elas estão árvores frutíferas como pitanga, caju, pitomba, amora, tamarindo e acerola, e as arbóreas nativas como o jacarandá, ipês roxo, rosa, branco e amarelo e os oitis.
 
O Verde Novo engloba atividades teóricas de conscientização ambiental, por meio de palestras, associada ao plantio de árvores em escolas e áreas públicas e privadas, além da distribuição de mudas.
 
Para saber mais sobre o Programa Verde Novo e como solicitar uma parceria, entre em contato pelo e-mail verdenovo@tjmt.jus.br ou pelo Instagram @projeto.verdenovo
 
#Paratodosverem – Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Imagem 1: arte gráfica vertical do evento. No topo está a imagem  van da Loja Itinerante da Águas Cuiabá e abaixo informações sobre o local e a hora do evento deste sábado (28 de setembro).
 
Priscilla Silva
Coordenadoria de Comunicação Social do TJMT 
imprensa@tjmt.jus.br
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora