A juíza Maria das Graças Gomes da Costa, da Vara Especializada da Infância e Juventude da Comarca de Rondonópolis, recebeu uma moção de congratulação da Câmara Municipal, na última quarta-feira (25 de outubro). A magistrada foi indicada pelo vereador Adonias Fernandes, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido na campanha “Opção pela Vida”, em alusão ao mês de conscientização e prevenção ao suicídio – Setembro Amarelo.
A Vara da Infância, juntamente com a promotoria de Justiça e a OAB promoveu essa campanha de conscientização, que teve como público-alvo os adolescentes, alunos da rede estadual de ensino. Foram ministradas palestras durante três dias, alcançando em torno de 600 estudantes. Eles também receberam camisetas da campanha, viabilizadas através de parceria com diversas empresas da cidade. A campanha culminou com uma caminhada, no dia 25 de setembro, chamando atenção para o tema.
De acordo com a magistrada, os adolescentes foram escolhidos por estarem vivendo a transição da infância para a vida adulta. “Os adolescentes também são, hoje em dia, formadores de opinião”, acrescentou.
Panfletos foram entregues aos estudantes incentivando o diálogo e que, essas conversas, estejam orientadas sempre pela valorização da vida e pelo respeito à diversidade. E não por pensamentos negativos. “Para que eles possam, nas rodas de conversa, nas redes sociais, e nas opiniões e sugestões que emitem, fazer essa leitura positiva”, explicou Maria das Graças.
As ações serão continuadas ao longo do ano. “Nós estamos trabalhando essa interação do Poder Judiciário com a comunidade para continuar abordando esses temas. Temos o programa Escola, Família e Justiça Dialogando pelo Caminho, que atinge crianças, adolescentes e a família. Por que, se a família estiver alicerçada, terão suporte para dar às crianças e adolescentes”, disse a magistrada.
#Paratodosverem – Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Homenageados estão em pé, lado a lado, segurando as placas de moção à frente do corpo. Juíza Maria das Graças fala ao microfone. Ela veste calça e camisa vermelhas, tem os cabelos escuros soltos sobre os ombros.
Adellisses Magalhães
Coordenadora de Comunicação da Presidência do TJMT