Connect with us

BRASIL

Mãe e filha morrem levadas por enxurrada em Limeira, interior de SP

Publicado

em

Mãe e filha morrem afogadas após tentarem retirar carro de enxurrada em Limeira, no interior de SP
Reprodução/Carlos Gomide

Mãe e filha morrem afogadas após tentarem retirar carro de enxurrada em Limeira, no interior de SP

Nesta sexta-feira (19), durante as fortes chuvas que atingiram a região da Grande São Paulo, duas mulheres acabaram morrendo afogadas em Limeira, a 151 km da capital paulista, na região de Campinas.

De acordo com a Defesa Civil estadual, as vítimas são mãe e filha e têm 70 e 37 anos de idade. Elas foram levadas pela enxurrada enquanto tentavam impedir um carro de ser levado pelas águas. Uma terceira pessoa que tentou prestar socorro também foi arrastada, mas foi resgatada por vizinhos. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) atestou os óbitos no local.

Defesa Civil emitiu alerta para temporais no fim de semana

A Defesa Civil do estado de São Paulo emitiu alerta para grande quantidade de chuva até domingo na capital e na região metropolitana. Além de Campinas, o órgão também emitiu alertas de chuva em Franca e Presidente Prudente.

De acordo com a Defesa Civil, recomenda-se atenção redobrada com o solo encharcado e risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a descargas elétricas e vento forte, assim como evitar áreas arborizadas durante vendaval.

Fonte: Nacional

Continue Lendo

BRASIL

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição

Publicado

em

Por

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição
André Braga

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição

Neste mês de setembro , o Dia Mundial do Daltonismo tem o objetivo de esclarecer alguns pontos envolvendo o distúrbio da visão, como os sinais para identificá-lo ainda na infância. De acordo com a oftalmologista Mayra Melo, o diagnóstico é crucial para garantir o suporte adequado no desenvolvimento escolar e social.

O daltonismo é conhecido como discromatopsia, sendo portanto, alteração na percepção das cores que afeta cerca de 8% dos homens e 0,5% das mulheres no mundo.

“Os pais devem observar sinais como dificuldade em distinguir cores básicas, como vermelho e verde, ou quando a criança troca frequentemente as cores ao desenhar ou colorir”, orienta Mayra.

É comum também que os pais notem uma certa preferência por roupas de cores neutras ou frequência da dificuldade em atividades que envolvam a diferenciação de cores, como jogos e brincadeiras.

“Em muitos casos, a criança pode sentir frustração ou desinteresse em atividades escolares que envolvem cores, o que pode ser erroneamente interpretado como falta de atenção ou interesse”, alerta a especialista.

O diagnóstico é feito por um oftalmologista, utilizando testes específicos como o de Ishihara, que avalia a percepção das cores. Apesar de não haver cura para a condição, o diagnóstico precoce permite que a criança seja orientada e adaptada para lidar melhor.

“O uso de ferramentas adequadas, como material escolar com contrastes fortes e a utilização de óculos ou lentes com filtros especiais, pode fazer toda a diferença no desenvolvimento acadêmico e na autoestima da criança”, afirma.

The post Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora