O governador Wes Moore anunciou um marco na história dos Estados Unidos ao ordenar o maior perdão em massa já registrado no país para condenações por posse de cannabis em Maryland.
A medida afetará diretamente 175.000 registros criminais após a legalização do uso recreativo da cannabis no estado, aprovada em referendo em 2022.
Segundo o governador, essa decisão visa reparar décadas de danos causados pela política de guerra às drogas, especialmente entre a comunidade negra.
O perdão remove a condenação criminal, embora o registro permaneça marcado com um memorando de perdão. Já o expurgo elimina completamente a acusação do registro, sem deixar vestígios.
Especialistas dizem que os perdões oferecem aos habitantes de Maryland uma oportunidade para começarem de novo sem o estigma de uma condenação criminal.
O Procurador-Geral de Maryland, Anthony Brown, descreveu a medida como necessária há muito tempo.
Decisão levanta discussão nos Estados Unidos
A decisão de Maryland reflete um movimento nacional crescente em direção à legalização da cannabis nos Estados Unidos. Atualmente, 24 estados e o Distrito de Columbia já legalizaram o uso recreativo da substância.
Além disso, o presidente Joe Biden tem concedido perdões federais para acusações de posse de cannabis, além de considerar a reclassificação da cannabis de uma droga da Tabela 1 para a Tabela 3.