O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltará a realizar compromissos no Brasil após passar dois dias no Chile. Ele se reunirá com diversos ministros a partir das 15h.
Estarão no encontro os ministros da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski; do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin; da Casa Civil, Rui Costa; dos Transportes, Renan Filho; da Educação, Camilo Santana; do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias; e o da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.
Às 17h, Lula se reunirá com o Secretário Especial para Assuntos Jurídicos da Casa Civil, Marcos Rogério de Souza. Ele vai se atualizar dos assuntos que permeiam Brasília depois de ter dialogado com lideranças políticas no Chile.
“Expus [em conversa com Boric] as iniciativas que tenho empreendido com os presidentes Gustavo Petro (Colômbia) e Lopez Obrador (México) em relação ao processo político na Venezuela”, afirmou Lula em pronunciamento à imprensa, logo após uma conversa privada com Boric.
“O respeito pela tolerância, o respeito pela soberania popular é o que nos move a defender a transparência dos resultados. O compromisso com a paz é que nos leva a conclamar as partes aos diálogos e promover o entendimento entre governo e oposição”, completou.
O presidente chileno, Gabriel Boric, que recebeu Lula nesta ocasião, já havia se manifestado recentemente contra o resultado das eleições que mantêm Nicolas Maduro, presidente da Venezuela desde 2013, no poder.
O presidente também incentivou a integração entre os países da América do Sul, processo que ele defende desde seu primeiro mandato presidencial. “Não podemos continuar de costas uns para os outros”, destacou.
De volta ao Brasil, o presidente seguirá visitando municípios para dar apoio aos candidatos que são seus aliados. O principal objetivo de Lula é que Guilherme Boulos (PSOL-SP) seja eleito em São Paulo, maior cidade do país.
Uma das propostas da Chapa 2 – “Nova OAB” para fortalecer a inclusão dentro da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) é a criação de uma Comissão de Inclusão e Acessibilidade. De acordo com o candidato à presidência Pedro Paulo, o projeto visa garantir que advogados e advogadas que enfrentam dificuldades por conta de alguma deficiência encontrem portas abertas e todo suporte necessário dentro da entidade.
A ideia da implantação da comissão surgiu após sugestão da advogada Franciele Rahmeier, diagnosticada com transtorno do espectro autista. A jurista, que é candidata à secretária-geral da subseção de Primavera do Leste, declarou seu apoio a Pedro Paulo. Para ele, a Seccional mato-grossense precisa estar sempre aberta a ouvir, debater e criar medidas que garantam equidade também dentro da advocacia.
“Inclusão é conscientização. É ouvir, colocar-se no lugar do outro e permitir que cada um possa contribuir da melhor forma, com as suas experiências. Essa proposta vai auxiliar outros advogados e advogadas, que enfrentam as mesmas dificuldades da Drª Franciele, e assegurar a participação nas discussões sobre o tema em diversas esferas da política. Agradeço a ela por nos abrir os olhos para essa questão”, argumenta Pedro Paulo.
A advogada recebeu o diagnóstico há pouco mais de um ano, mas relata que desde antes tem enfrentado muitas dificuldades. Segundo ela, a principal é o julgamento preconceituoso que, muitas vezes, classifica essas pessoas como incapazes. Ainda conforme Franciele, dentro da própria OAB há esses obstáculos, principalmente quando se procura amparo para o desenvolvimento tranquilo da profissão.
“A gente precisa incluir para igualar essas classes. Tem muita gente que pergunta ‘cadê a OAB?’. A OAB, infelizmente, parece que tem medo de dar a cara a tapa em relação aos direitos que são nossos. O Pedro Paulo deu atenção a essa proposta não com teor político, mas com teor de acolhimento, no sentido de propor a mudança dessa realidade que temos hoje. Estávamos esquecidos e agora estamos sendo ouvidos”, afirma Franciele Rahmeier.
A chapa liderada por Pedro Paulo tem como vice-presidente a Drª Luciana Castrequini, como secretário-geral o Drº Daniel Paulo Maia Teixeira, a secretária-adjunta Drª Adriana Cardoso Sales de Oliveira e como tesoureiro o Drº Rodolpho Augusto Souza Vasconcellos Dias. O grupo, formado ainda por conselheiros titulares e suplentes, reúne membros da Capital e também de subseções do interior.