A informação foi confirmada pela conta oficial do governo federal no Twitter. O evento de campanha será realizado às 15h, no Centro de Saúde do Guará, em Brasília.
O Movimento Nacional pela Vacinação é uma ação organizada pelo Ministério da Saúde, pasta comandada por Nísia Trindade , que é ex-presidente da Fundação Oswaldo Cruz. O programa busca ampliar as vacinas disponíveis no SUS (Sistema Único de Saúde).
Na 1ª fase do programa, o reforço da imunização contra a Covid-19 deve ser a prioridade. A dose bivalente da vacina começa com idosos de 70 anos ou mais; pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILP) a partir de 12 anos, abrigados e os trabalhadores dessas instituições; imunocomprometidos; e comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas.
Segundo o Ministério da Saúde, o imunizante melhora a imunidade contra o vírus da cepa original e também é eficaz contra a variante Ômicron.
No Twitter, Lula comparou os dados de vacinação de 2015 com os de 2021 e disse que trabalhará para fazer o país voltar a ter números satisfatórios de vacinação.
“Em 2015, o Brasil atingiu uma média de 95% de pessoas completamente imunizadas dentro do público-alvo de cada vacina do Programa de Imunizações, média que chegou a preocupantes 60,8% em 2021. Hoje, lançarei ao lado da ministra @nisia_trindade o Movimento Nacional pela Vacinação”, escreveu o presidente.
Vamos trabalhar para que o Brasil volte a ter números satisfatórios de imunização e investir em saúde e proteção. Depois de um triste período de negacionismo e descrença na nossa ciência, o governo federal e o @minsaude voltarão a cuidar do povo brasileiro. Bom dia.