Connect with us

BRASIL

Lula quer liderar movimento contra ataques a políticos latinos

Publicado

em

Presidente Lula
Ricardo Stuckert/PR

Presidente Lula


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) demonstrou profunda consternação diante do trágico assassinato de Fernando Villavicencio, candidato à Presidência do Equador. A notícia do crime abalou o petista, que não hesitou em se manifestar a respeito e tomar medidas para buscar soluções diante da crescente onda de violência contra políticos na América Latina.

Lula tomou a iniciativa de solicitar ao Ministério das Relações Exteriores, por meio do Itamaraty, que mantenha um acompanhamento constante das investigações sobre o assassinato de Villavicencio. O objetivo é reunir informações precisas e atualizadas, visando não apenas à justiça para a vítima e sua família, mas também à elaboração de um projeto de proteção aos líderes políticos da região.

Nos últimos anos, Lula tem se mostrado cada vez mais preocupado com a escalada da violência contra políticos tanto no Brasil quanto nos países vizinhos. Casos de tentativas de assassinato, como o ataque ao ex-presidente Jair Bolsonaro, e tragédias irreparáveis, como o assassinato da vereadora Marielle Franco no Rio de Janeiro, têm chamado a atenção do líder petista.

De acordo com fontes próximas a Lula, ele tem compartilhado com seus aliados a preocupação com a instabilidade política que tem varrido a América Latina. O cenário de incerteza e insegurança tem gerado apreensão na sociedade e entre os líderes das nações, e o chefe do Executivo brasileiro acredita que é fundamental agir para conter essa tendência alarmante.

Além das preocupações com a violência física, o petista também destacou a presença de movimentos golpistas que visam remover governos legítimos do poder, contribuindo ainda mais para a instabilidade política na região. Diante dessa realidade complexa, o presidente enxerga a necessidade de uma ação coletiva e unificada entre os líderes políticos da América Latina.

O assassinato de Fernando Villavicencio, além de uma tragédia individual, torna-se um ponto de inflexão para Lula, que pretende usar esse evento trágico como um apelo à união dos políticos da América Latina. O objetivo é buscar uma maneira de enfrentar conjuntamente os desafios políticos, sociais e de segurança que assolam o continente, em busca de um futuro mais estável e pacífico para toda a região.


Morte de Fernando Villavicencio

O candidato à Presidência do Equador, Fernando Villavicencio, foi morto com três tiros na cabeça ao deixar um comício em Quito na quarta (9). O jornalista e ativista ficou marcado pela sua luta em questões de transparência, liberdade de imprensa e direitos humanos.

Seu trabalho ganhou destaque no cenário político e midiático do Equador, onde ele se tornou uma voz crítica e incisiva em relação ao governo e às políticas públicas.

Fonte: Nacional

Continue Lendo

BRASIL

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição

Publicado

em

Por

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição
André Braga

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição

Neste mês de setembro , o Dia Mundial do Daltonismo tem o objetivo de esclarecer alguns pontos envolvendo o distúrbio da visão, como os sinais para identificá-lo ainda na infância. De acordo com a oftalmologista Mayra Melo, o diagnóstico é crucial para garantir o suporte adequado no desenvolvimento escolar e social.

O daltonismo é conhecido como discromatopsia, sendo portanto, alteração na percepção das cores que afeta cerca de 8% dos homens e 0,5% das mulheres no mundo.

“Os pais devem observar sinais como dificuldade em distinguir cores básicas, como vermelho e verde, ou quando a criança troca frequentemente as cores ao desenhar ou colorir”, orienta Mayra.

É comum também que os pais notem uma certa preferência por roupas de cores neutras ou frequência da dificuldade em atividades que envolvam a diferenciação de cores, como jogos e brincadeiras.

“Em muitos casos, a criança pode sentir frustração ou desinteresse em atividades escolares que envolvem cores, o que pode ser erroneamente interpretado como falta de atenção ou interesse”, alerta a especialista.

O diagnóstico é feito por um oftalmologista, utilizando testes específicos como o de Ishihara, que avalia a percepção das cores. Apesar de não haver cura para a condição, o diagnóstico precoce permite que a criança seja orientada e adaptada para lidar melhor.

“O uso de ferramentas adequadas, como material escolar com contrastes fortes e a utilização de óculos ou lentes com filtros especiais, pode fazer toda a diferença no desenvolvimento acadêmico e na autoestima da criança”, afirma.

The post Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora