Connect with us

BRASIL

Lula fala em endividamento como consequência de crescimento do país

Publicado

em

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
Fernando Frazão/Agência Brasil – 07/12/2023

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)

O presidente Lula (PT) disse hoje que, se necessário, pode aumentar a dívida pública para viabilizar os investimentos e, consequentemente, o crescimento do país. A fala aconteceu durante o segundo encontro do Conselhão hoje (12) no Planalto.

O presidente tem insistido que 2024 será um ano de investimentos, mesmo em meio ao debate de meta fiscal de déficit zero e com dispositivos do novo arcabouço fiscal. De olho no Novo Plano de Aceleraçao do Crescimento (PAC), já deu aval para os ministros serem “bons gastadores”, sem deixar dinheiro no caixa, com intuito de a economia girar.

Durante o encontro, Lula voltou a criticar os discursos anti-investimentos, que ele se recusa a chamar de “gastos”. Segundo o presidente, historicamente os governos costumam dizer que tudo é “muito caro” e, portanto, não pode ser feito.

“É decisão política, não é decisão de mercado. Não é apenas uma questão fiscal, é a gente neste conselho discutir que país a gente quer […] para a próxima década. Porque, se for necessário fazer um endividamento para esse país crescer, qual é o problema? Qual é o problema de você fazer uma dívida para produzir ativos para este país?”

Ministério da Fazenda

As declarações de Lula não estão totalmente desalinhadas ao ministro Fernando Haddad, mas causa preocupação no Ministério da Fazenda.

A equipe econômica tem interado a importância sobre déficit zero e busca tentar apertar os cintos da máquina pública. Na visão de Haddad, só é possível haver mais gastos (ou investimentos) se houver mais arrecadação.

O Projeto de Lei (PL) que taxa as apostas esportivas é uma das grandes tentativas do governo em aumentar a arrecadação de 2024. O texto base foi aprovado nesta terça-feira (12).

Fonte: Nacional

Continue Lendo

BRASIL

Nova pesquisa mostra PP na liderança na OAB-MT; Gisela despenca e Xênia cresce

Publicado

em

Por

Faltando apenas 12 dias para as eleições para a seccional de Mato Grosso da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT), a disputa ganha contornos de extrema emoção com o pleito mais disputado da história. É o que aponta pesquisa do instituto Índice Pesquisas, contratada pelo portal de notícias FOLHAMAX, revela que o candidato de oposição lidera a disputa.

Na segunda posição, estão tecnicamente empatadas a atual presidente Gisela Cardoso e a advogada Xênia Guerra, que representa uma divisão do atual grupo que comanda a entidade. A amostra foi realizada proporcionalmente com juristas do Estado.

Na modalidade espontânea, onde os nomes dos candidatos não são apresentados ao eleitor, o advogado Pedro Paulo foi o mais lembrado, com 24%, mas com uma diferença de apenas meio ponto percentual, já que a atual presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, foi apontada por 23,5% dos entrevistados. Xênia Guerra aparece como intenção de voto de 18% dos juristas, enquanto Pedro Henrique teve o nome apontado por 1,5%. Segundo a pesquisa, 32,5% estão indecisos ou não votarão em nenhum e 0,5% citaram outros nomes.

Já na modalidade estimulada, onde os nomes dos postulantes à presidência da OAB-MT são divulgados ao eleitorado, Pedro Paulo abre uma distância maior, com 32,5%, contra 28% de Gisela Cardoso. Xênia Guerra aparece na terceira colocação, com 24%, enquanto Pedro Henrique registrou 3% dos entrevistados e outros 12,5% não souberam responder.

O Índice também projetou os votos válidos. Pelo cálculo, Pedro Paulo tem 37%; Gisela 32%; Xênia 27,5% e Pedro Henrique 3,5%.

O instituto ouviu 836 advogados, entre os dias 30 de setembro e 5 de novembro, por telefone. A pesquisa tem margem de erro de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. Não foi realizada amostragem sobre a rejeição aos candidatos. A eleição da OAB-MT será online, no dia 18 de novembro, das 9h às 17h, no horário de Cuiabá.

 

Fonte: OAB MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora