O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta segunda-feira, 1º de maio, em discurso aos trabalhadores das centrais sindicais em São Paulo durante as comemorações do Dia do Trabalhador, que a Universidade Federal do ABC em São Bernardo será finalizada em breve.
Lula ainda anunciou também que a Universidade Federal de Osasco será inaugurada e que a construção da Universidade Federal da Zona Leste será iniciada em breve.
Os detalhes a serão discutidos com o ministro da Educação, Camilo Santana, como informou em sua conta no Twitter
O governo federal tem investido na educação, conforme anunciado anteriormente por Lula e Santana, em medidas orçamentárias para a educação superior e o ensino profissional e tecnológico no país.
De acordo com o governo, as universidades e institutos federais receberão R$ 2,44 bilhões extras , sendo que 70% do valor será direcionado para a recomposição direta das universidades e institutos federais.
O restante, aproximadamente R$ 730 milhões , será utilizado para obras e outras ações.
Santana destacou a importância desses investimentos: “Esse é o maior patrimônio que um país pode ter, é investir na educação para o seu povo. Esse é o momento de demonstrar que esse governo prioriza e irá priorizar a educação pública e de qualidade para o povo brasileiro”.
Neste mês de setembro , o Dia Mundial do Daltonismo tem o objetivo de esclarecer alguns pontos envolvendo o distúrbio da visão, como os sinais para identificá-lo ainda na infância. De acordo com a oftalmologista Mayra Melo, o diagnóstico é crucial para garantir o suporte adequado no desenvolvimento escolar e social.
O daltonismo é conhecido como discromatopsia, sendo portanto, alteração na percepção das cores que afeta cerca de 8% dos homens e 0,5% das mulheres no mundo.
“Os pais devem observar sinais como dificuldade em distinguir cores básicas, como vermelho e verde, ou quando a criança troca frequentemente as cores ao desenhar ou colorir”, orienta Mayra.
É comum também que os pais notem uma certa preferência por roupas de cores neutras ou frequência da dificuldade em atividades que envolvam a diferenciação de cores, como jogos e brincadeiras.
“Em muitos casos, a criança pode sentir frustração ou desinteresse em atividades escolares que envolvem cores, o que pode ser erroneamente interpretado como falta de atenção ou interesse”, alerta a especialista.
O diagnóstico é feito por um oftalmologista, utilizando testes específicos como o de Ishihara, que avalia a percepção das cores. Apesar de não haver cura para a condição, o diagnóstico precoce permite que a criança seja orientada e adaptada para lidar melhor.
“O uso de ferramentas adequadas, como material escolar com contrastes fortes e a utilização de óculos ou lentes com filtros especiais, pode fazer toda a diferença no desenvolvimento acadêmico e na autoestima da criança”, afirma.