O livro Lacan e a estrutura da cadeia significante escrito por Luciana K. P. Salum é o novo lançamento da Toro Editora, que será realizado no dia 20/06 na Platô Livraria, [CLS 405 – Bloco A – Loja 12 – Asa sul – Brasília/DF] com a presença da autora. O título está disponível no site da editora www.toroeditora.com.br em pré-venda com brinde especial e frete grátis até o dia 17/06.
Lacan e a estrutura da cadeia significante é o terceiro livro da Série ensaios psicanalíticos ao lado das publicações Real, simbólico e imaginário no ensino de Jacques Lacan de Michele Roman Faria e A origem do sujeito em psicanálise de Alfredo Eidelsztein.
A proposta deste ensaio é retomar o conceito de significante em Lacan, partindo do conto de Edgar Allan Poe, “A carta roubada” , para mostrar sua articulação fundamental a uma teoria do sujeito que considera a estrutura simbólica na qual ele se inscreve.
Luciana K. P. Salum é psicanalista, ensaísta e pesquisadora. É autora do livro “Fragmentos. Sobre o que se escreve de uma psicanálise” (Iluminuras, 2016, nalista do Jabuti). Frequentou inúmeras escolas de psicanálise, atualmente é membro da APOLa – Brasília. Possui doutorado em Psicologia Clinica pela USP e mestrado em Psicologia Clínica e Cultura pela UnB, e é pesquisadora do Latesfip – Cerrado – UnB
“O livro convida o leitor a dar os primeiros passos em direção a esse universo lacaniano no qual o algoritmo de Saussure é a porta de entrada para a concepção da estrutura da linguagem a definir a estrutura do inconsciente.
Uma valiosíssima porta de entrada, que Luciana Salum se propõe a abrir com a chave deixada pelo próprio Lacan – o “Seminário sobre ‘A carta roubada’”, texto escolhido por ele em 1966 para abrir seus Escritos”.