A Gestão Municipal de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, esteve presente nesta segunda-feira (8) em Cuiabá, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, que instalou a Câmara Setorial Temática (CST) de Apoio ao Empreendedorismo e às Micro e Pequenas Empresas, com objetivo de promover estudos dos principais desafios enfrentados pelos empreendedores do estado.
A CST foi requerida pelos deputados estaduais Max Russi, Dr. Eugênio e Thiago Silva. A Assembleia tem o prazo de 180 dias para conclusão dos trabalhos, podendo ser prorrogada por igual período.
Segundo o presidente da CST, Cléber Ávila Ferreira, além de levantar os principais gargalos que dificultam as atividades das micro e pequenas empresas ou até mesmo impedem a abertura de novas, o grupo irá propor a instalação de polos regionais em 20 municípios mato-grossenses, com a finalidade de levantar a realidade de cada região.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, Welligton Souto, explica é necessário pensar junto com profissionais do segmento políticas públicas para fomentar a atividade. “A Câmara Setorial surge para unir forças para lutarmos por fomentos, recursos, até mesmo por incentivos fiscais. Participar deste momento, enquanto secretário de Desenvolvimento de Lucas do Rio Verde, é muito importante e oportuno para nos beneficiarmos dessas ações, juntamente com os demais municípios, para que a gente possa gerar políticas e serviços públicos com maior qualidade para esse público”, detalha o secretário.
Dados da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) apontam que empreendedores individuais e as micro e pequenas empresas representam quase 96% da totalidade de empresas em Mato Grosso.
Em Lucas do Rio Verde, de acordo com a Receita Federal, o mês de abril de 2023 fechou com o total de 10.934 micro e pequenas empresas.
Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT