Na próxima segunda-feira, 13 de maio, Lucas do Rio Verde celebra o dia da padroeira do município, Nossa Senhora do Rosário de Fátima. A data lembra a primeira das três aparições que a Virgem Maria fez a três crianças em Portugal, no ano de 1917. Por ser feriado municipal, conforme o Decreto nº 6.655/2024, somente os serviços essenciais funcionam.
Nossa Senhora de Fátima ou Nossa Senhora do Rosário de Fátima é uma das designações atribuídas à Virgem Maria que, segundo relatos da época e da Igreja Católica, apareceu repetidamente a três pastores, crianças à época do acontecimento, no lugar de Fátima, tendo a primeira aparição acontecido no dia 13 de Maio de 1917. As aparições continuaram durante seis meses seguidos (exceto em agosto), sempre no mesmo dia.
A aparição é associada também a Nossa Senhora do Rosário, sendo, portanto, aceita a combinação dos dois nomes, dando origem a “Nossa Senhora do Rosário de Fátima”. Segundo relatos, “Nossa Senhora do Rosário” teria sido o nome pelo qual a Virgem Maria se haveria identificado, dado que a mensagem que trazia consigo era um pedido de oração, nomeadamente, a oração do Santo Rosário.
Serviços públicos
De acordo com o Decreto Municipal nº 6.655/2024, 13 de maio é feriado municipal.
Tanto no fim de semana, quanto no feriado, os serviços públicos considerados essenciais permanecerão inalterados e serão executados em conformidade às atribuições e competências de cada secretaria, como a Guarda Civil Municipal e setores operacionais do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae). Em casos de religação de água e/ou comunicação de vazamento de água e esgoto, o telefone do plantão do Saae é o 115. Da Guarda, o número do plantão é o 153.
Na saúde, de sábado (10) a segunda-feira (13), as Unidades Básicas de Saúde Tessele Junior e Rio Verde funcionarão das 13h às 18h, atendendo os casos de urgência e emergência.
Os casos emergenciais de saúde devem encaminhados ao Pronto Atendimento Municipal (PAM), que tem atendimento ao público todos os dias, das 6h à meia-noite. Atendimentos de saúde em outros horários devem ser encaminhados ao Hospital São Lucas.
Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT