Connect with us

Sorriso

Loteadores conhecem mudanças impostas pelas novas versões do Código de Obras e do Zoneamento Urbano

Publicado

em

Alterações modernizam o Plano Diretor da cidade

Nesta sexta feira (26.01), a Prefeitura, por meio da Secretaria da Cidade (Semcid) segue com o processo de explanação sobre as alterações que vêm sendo feitas em vários documentos que integram o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU).

O “veja o que mudou” já foi feito com arquitetos, engenheiros e técnicos ligados à construção civil por duas rodadas e agora, em sua terceira edição, a palestra foi ministrada a loteadores. As reuniões estão sendo realizadas no auditório da Semcid, em novo endereço desde o início do ano, na Avenida Tancredo Neves, 1743, bem perto do Paço Municipal.

“Estamos atuando de forma proativa, apresentando as mudanças, e colocando todo o nosso corpo técnico à disposição para sanar dúvidas, evitando, desta forma, atrasos em processos e retrabalho”, comenta o secretário Ednilson Oliveira, reforçando que o processo terá continuidade nesta segunda-feira, com palestra voltada ao segmento empresarial. “Seguimos à disposição para explanar sobre todas estas mudanças e contribuir com o trabalho de profissionais do setor da construção, que tanto contribuem para o intenso crescimento de nosso Município”.

No ano passado, o Código de Obras, assim como Zoneamento Urbano, passou por mudanças. As novas regras disponibilizam assim, ferramentas para que Sorriso possa continuar crescendo com velocidade, mas mantendo sempre a qualidade de vida dos sorrisenses, tanto os que chegaram lá no fim da década de 1970, quanto os que desembarcam hoje, em busca de uma cidade para boa e próspera para viver, cuidar da família, realizar sonhos e criar raízes.

O que mudou

Entre as principais alterações do novo zoneamento, a nova normativa, em relação à Lei Complementar 108, de 2009, libera a construção de edifícios (independentemente do número de pavimentos) nas principais avenidas da cidade, a criação de zonas de utilização mista, e a implantação da Comissão de Análise de Atividade (CAA).

Com isso, condomínios verticais devem se tornar mais presentes na paisagem urbana e a cidade deve se tornar mais homogênea com a criação das zonas mistas, a exemplo da região próxima à Rodoviária, composta por terrenos ocupados por grandes estabelecimentos comerciais, como atacados e lojas de departamentos, e também por um loteamento residencial.

Já a revisão do Código de Obras, oficializada pela Lei Complementar 422, traz a necessidade de apresentação de estudos para a implantação de obras de grande impacto, como o Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) e o Relatório de Impacto de Trânsito (RIT).

Saiba mais:

O EIV funcionará como uma política urbana que permitirá medir todos os efeitos (positivos e negativos) da implantação de empreendimentos ou atividades que possam trazer impactos a uma região. Basicamente, o estudo será solicitado quando da proposição de projetos com área construída superior a 15 mil m², capacidade de ocupação de 600 ou mais pessoas, ou por exemplo, condomínios e loteamentos com mais de 300 unidades habitacionais, entre outros critérios.

Entre os aspectos que devem ser contemplados no documento, estão a influência do empreendimento no adensamento populacional da região, a interferência na ventilação e na iluminação do entorno, e a valorização imobiliária.

Do mesmo jeito que um condomínio, uma grande loja, uma escola ou um hipermercado podem “mexer” com a paisagem e a vizinhança, o trânsito é outro aspecto diretamente influenciado pela instalação de um empreendimento. Assim, o RIT é o estudo da geração de tráfego, carga, descarga, assim como a demanda por transporte público que pode ser despertada a partir de um grande empreendimento.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Continue Lendo

Sorriso

Prefeitura apoia campanha do Lions para arrecadar sucata eletrônica

Publicado

em

Por

Recursos serão destinados ao Hospital de Câncer de MT

Não compensa mais arrumar. Já veio outra tecnologia superior. Pois é… sabe aquele eletrônico que já foi muito útil, mas hoje já não serve mais e só ‘entulhando’ sua casa ou seu local de trabalho? Que tal liberar espaço e ainda ajudar o Hospital de Câncer de Mato Grosso?

Pois é, até o dia 5 de dezembro, todo o descarte de sucata eletrônica em Sorriso será destinado, pela campanha “Leve”, do Lions Clube, à instituição. Por meio do Eco Sorriso, a Prefeitura contribuirá com toda a logística para que os eletrônicos descartados na Estação de Sustentabilidade (localizada no Paço Municipal), assim como nos ecopontos, sejam destinados ao Lions, que, neste período, também está arrecadando doações em sua sede, na Rua Peixoto de Azevedo, 330, no Bairro Bela Vista.

As empresas que quiserem doar grandes volumes de material podem também agendar, junto ao Eco Sorriso, pelo 66 99603 7730 (Whats App), a entrega diretamente na Central de Triagem.

Bora ajudar? Você faz aquela faxina, deixa os ambientes mais livres, leves e agradáveis e ajuda a instituição de saúde que uma é referência em tratamento oncológico no Estado.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora