Connect with us

Cuiabá

Lincoln Sardinha, novo secretário de Turismo, destaca Museu da Caixa D’Água Velha como cartão postal da cidade

Publicado

em

Hoje, é celebrado o Dia Internacional dos Museus, e o novo secretário de Turismo de Cuiabá, Lincoln Tadeu Sardinha Costa, destaca o sucesso de visitação nos museus da capital. Ele cita como exemplo o Museu da Caixa D’Água Velha, localizado na Rua Nossa Senhora de Santana, 1-105 – Centro Sul. Segundo ele, cerca de 500 a 600 pessoas visitam o local em exposições permanentes e temporárias. Na capital, são três museus gerenciados pela Prefeitura de Cuiabá: além do Museu do Morro da Caixa D’Água Velha, o Museu do Rio Alfredo Scaff Hyd e o Museu de Imagem e Som de Cuiabá – MISC.
“Temos um turismo interno que precisa ser explorado ainda mais. Nós gerenciamos dois museus, e um deles, o da Caixa D’Água, é um sucesso em termos de visitação. Precisamos expandir para os demais e oferecer mais opções de lazer junto a eles, talvez até um café anexo. Estou confiante porque temos projetos aqui para melhorar ainda mais os museus, que são ambientes agradáveis. Aqui no Museu do Rio, temos um restaurante e estamos perto do Rio Cuiabá. Precisamos fazer alguns ajustes nos próximos dias, mas a ideia é melhorar para ampliar as visitações”, comentou Lincoln.
O Morro da Caixa D’Água está recebendo a exposição do artista plástico Hermínio Luís Nhantumbo, intitulada “Nhantumbo Space”, natural de Moçambique. A exposição “Hora da Ponta” ocorrerá entre os dias 3 de março e 23 de abril, das 9h às 11h e das 13h às 17h. O artista descreve que a exposição “Hora da Ponta” representa a correria do dia a dia em Moçambique, retratando o esforço daqueles que buscam trabalho para sustentar suas famílias.
Já o Museu do Rio conta com uma exposição permanente de fotografias da antiga Cuiabá no auditório “Arquiteto, Urbanista e Artista Plástico Moacyr Freitas”. Moacyr Freitas foi o criador dos projetos da atual rodoviária de Cuiabá, da Avenida Miguel Sutil e um dos idealizadores do Centro Político Administrativo (CPA) e do Parque Mãe Bonifácia, entre outros.
Museu do Rio Cuiabá – Hid Alfred Scaff
O Museu do Rio Cuiabá está instalado no prédio do antigo Mercado do Peixe, construído em 1899. A construção foi tombada pelo Governo do Estado em 1983, e a recuperação do prédio aconteceu em 1999, pela Prefeitura Municipal de Cuiabá, no ano em que se completou o centenário de sua construção. O local passou a abrigar o Museu do Rio Cuiabá, “Hid Alfredo Scaff”. Essa iniciativa contribui para a recuperação da memória do bairro do Porto e dos municípios às margens do rio Cuiabá, sendo uma fonte de pesquisa para historiadores e interessados na cultura regional.
O Museu do Rio Cuiabá possui linhas de ação que garantem sua efervescência cultural e tem se transformado em um polo criador e articulador de vivências e pesquisas sobre a arte e a cultura popular mato-grossense. O museu conta a história da cidade de Cuiabá por meio de exposições de fotografias, peças de artesanato, artes sacras e maquetes da região.
O Museu do Rio de Cuiabá está localizado dentro do antigo Mercado do Peixe, às margens do rio Cuiabá, na Avenida Beira Rio, s/nº, Porto. O espaço fica aberto de segunda a sexta-feira, em horário comercial.
Museu da Imagem e do Som de Cuiabá (MISC)
Inaugurado em 2006, o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá (MISC), “Lázaro Papazian Chau”, vem somar-se às diversas iniciativas que atuam pelo desenvolvimento do audiovisual em Cuiabá. O espaço abriga um importante acervo histórico da cidade. Além disso, o MISC serve como suporte para investimentos em formação, concursos fotográficos, oficinas, mostras, exposições e outras atividades.
O museu é um dos equipamentos culturais mais visitados do município e está localizado no coração do Centro Histórico, nas dependências do antigo Sobrado do Alferes “Joaquim Moura”. Em seu interior, há um acervo de imagens e sons de valor inestimável para a cultura regional. São aproximadamente oito mil fotos do fotógrafo Eurípedes Andreato, retratando o cotidiano, fatos, monumentos e personalidades de Cuiabá no passado. Além disso, o acervo conta com uma infinidade de discos de vinil, imagens em fitas de vídeo, áudio em fitas-cassete e outras preciosidades, oferecendo um registro visual e sonoro para conhecer a Cuiabá de tempos passados.
O MISC está localizado na Rua Voluntários da Pátria, nº 75, esquina com a 7 de Setembro, no Centro Histórico da capital. O espaço fica aberto nos dias de semana, das 8h às 18h, com duas horas de fechamento (12h às 14h).
Museu do Morro da Caixa D’Água Velha
O pequeno aqueduto de estilo romano, conhecido como Morro da Caixa D’Água, foi construído em 1882, durante a gestão do coronel José Maria de Alencastro como presidente da Província de Mato Grosso. A caixa d’água recebia água aduzida pela Hidráulica do Porto, movida por máquina a vapor. Essa caixa abastecia a população cuiabana com água potável por gravidade.
Dessa forma, Cuiabá vivenciou a implantação de um novo sistema de abastecimento de água potável, com canos de ferro fundido embutidos no subsolo, principalmente na área central da cidade, marcando assim a concepção do ambiente urbano do município de Cuiabá. O projeto de revitalização do morro e restauração da caixa d’água irá desenterrar, literalmente, a história da cidade, transformando essa área em um espaço educacional, cultural e turístico de grande importância.
Redescoberto e recuperado no final de 2007, o Museu ganhou destaque nos roteiros turísticos, de pesquisa e passeios educativos, e está localizado em uma área urbanizada que se integra com a natureza. O espaço tornou-se um dos monumentos histórico-turísticos mais visitados da capital. O Museu da Caixa D’Água Velha em si consiste em uma grande exposição de arte aos olhos dos visitantes. Além das exposições permanentes, que mostram objetos que fizeram parte de sua própria história, como tubos de ferro fundido e registros usados no controle da distribuição de água, o Museu também promove mostras rotativas de peças de artistas locais e de outras regiões do estado.
O Morro da Caixa D’Água Velha abriga o Museu das Águas, sendo um local de efervescência cultural. A parte interna, onde se encontra o aqueduto, impressiona os visitantes. Esse reservatório comportava 1,2 milhões de litros, o suficiente para garantir o abastecimento dos 25 mil moradores de Cuiabá.
Na parte superior da obra, foram construídos vários espaços, como um grande deck de madeira que contorna uma grande ximbuva (árvore de 75 anos utilizada pelos ribeirinhos para a produção de viola-de-cocho), que recebeu atenção especial.
O Museu está localizado na Rua Comandante Costa, esquina com a Nossa Senhora de Santana, no centro da cidade. O espaço está aberto para visitação todos os dias, de segunda a sexta, das 8h às 17h, e aos sábados e domingos, das 9h às 17h (com intervalo das 12h às 13h).

Horários de funcionamento:

Museu do Rio Alfredo Scaff Hyd – Cuiabá
Segunda a sexta-feira- 8h às 18h
Com intervalo para almoço – 12 às 13h
Museu da Caixa D’Água Velha
Segunda a sexta-feira- 8 às 17h
Intervalo de almoço- 12h às 14h
Sábado e Domingo- 9h às 17h
Com intervalo de almoço- 12h às 13h
Museu de Imagem e Som de Cuiabá – MISC
Segunda a sexta-feira- 8h às 18h
Intervalo de almoço- 12 às 14h

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cuiabá

CRO-MT e Sinodonto homenageiam gestão Emanuel Pinheiro por melhorias de 550% em investimentos voltados a saúde bucal de Cuiabá

Publicado

em

Por

O Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso (CRO-MT) e o Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso (Sinodonto-MT) homenagearam a atual gestão da Prefeitura de Cuiabá, representada pelo prefeito Emanuel Pinheiro, em virtude das melhorias nos investimentos na saúde bucal municipal. Ao longo de 7 anos, houve uma ampliação de 550% nas equipes responsáveis pelo atendimento odontológico na capital mato-grossense. Como destaque pela atuação, o prefeito recebeu duas placas de agradecimento à saúde e pelo bem-estar da população.

Ao comentar sobre as melhorias no setor odontológico da capital, a presidente do CRO, Wânia Dantas, aproveitou para agradecer pela implementação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) da categoria em Cuiabá.

“Hoje nós estamos aqui com uma imensa alegria para prestar esse agradecimento, porque nada disso seria possível sem a boa vontade da atual gestão em ouvir nossas demandas e se dispor a resolvê-las. Não estaríamos aqui agora, com o CRO, o Sinodonto e os servidores, sem esse compromisso. Então, prefeito, eu não tenho palavras para descrever todo seu empenho em busca da valorização dos cirurgiões-dentistas no nosso município. Eu sentava com ele e, em questão de 30 minutos, ele já havia ligado para a secretária de Gestão, Ellaine Mendes, para o secretário de Governo, Júnior Leite, e para o secretário de Saúde, Deiver Teixeira. A gente via mesmo o empenho dele em ajudar a categoria”, disse Wânia.

Dados da Secretaria Municipal de Saúde, em consonância com a Secretaria Adjunta de Atenção Primária, apontam que, até o início de 2017, havia apenas 10 equipes de saúde bucal (ESB) atuando na Estratégia Saúde da Família no município. Além disso, eram apenas sete Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) e três Clínicas Odontológicas (COs).

Foi na atual gestão, com a ampliação das ESBs, que o número de atendimentos na Atenção Primária à Saúde (registrados no Sistema E-SUS APS) saltou de 7.118 atendimentos em 2016 para uma média de 77.000 atendimentos odontológicos individuais realizados pelas ESBs. Os números representam uma significativa ampliação de 550%.

“Sabemos que nada disso seria possível sem a valorização profissional dos nossos trabalhadores. Este é um marco da sua gestão. Desde o início, o senhor sempre destacou a importância de valorizar os profissionais. A odontologia aguardava ansiosamente por esse momento de reconhecimento, e, graças a Deus, tivemos portas abertas com o senhor, especialmente nos últimos anos e, mais ainda, desde o começo deste ano. Nas diversas reuniões que tivemos no Palácio Alencastro, sempre frisei a desvalorização que os dentistas sentiam em sua atuação profissional. Ao final do seu mandato, o senhor deixa para nós um legado de valorização, reconhecimento e reparação das injustiças que sofremos”, destacou o presidente do Sinodonto, Leandro Arruda.

Atualmente, o município conta com 114 equipes de Saúde da Família atuando nas unidades de saúde de Cuiabá. Apesar disso, o secretário-adjunto de Atenção Primária, José Ricardo Amorim Santana, destacou que, até o fim da gestão, outras 89 devem ‘entrar em campo’.

“Foi feito um projeto e, graças ao apoio do deputado federal Emanuelzinho, foi aprovado junto ao Governo Federal a ampliação de 89 equipes. Isso é inédito, nunca vimos algo parecido antes e eu só tenho a agradecer. Pensar que inicialmente tínhamos 72 equipes e que, até o final do ano, esse número chegará a 191 equipes de Saúde da Família em Cuiabá, é realmente surpreendente”, afirmou.

Diante da honraria, o prefeito Emanuel Pinheiro prestou agradecimentos aos servidores presentes e afirmou que os números apenas reforçam todo o trabalho e comprometimento com a saúde pública de Cuiabá, realizados ao longo dos últimos sete anos.

“Eu fico muito feliz em estar aqui hoje vendo tantos avanços na nossa saúde e me sinto honrado em saber que pude contribuir com isso de alguma forma. Esses números são o verdadeiro reflexo dos avanços da saúde pública na capital, especialmente no que diz respeito à saúde bucal. Hoje em dia, infelizmente, vendem a ideia de que Cuiabá está um caos, afundada em dívidas e que nada acontece. Mas esses números estão aqui justamente para isso, para mostrar que o serviço público funciona na nossa capital. Além disso, eu sou o único gestor da história dessa cidade, com dois mandatos, que nunca enfrentou uma greve no serviço público municipal, justamente por conseguir dialogar, por ser o único gestor que ouve as necessidades dos nossos servidores sem que eles precisem parar suas atividades. E eu estou aqui hoje, recebendo essa honraria e esses números, carregado de orgulho”, reiterou.

Além da ampliação das Equipes de Saúde Bucal, a Secretaria Adjunta de Atenção Primária também realizou outras importantes ações ao longo da gestão Emanuel Pinheiro. Entre elas:

  1. Conclusão da reforma e inauguração da Unidade de Saúde da Família do CPA IV com dois consultórios odontológicos completos.
  2. Entrega de unidades novas (USF Parque Ohara, USF Jockey Club, USF Santa Teresinha, USF Ilza Picolli, Nico Baracat, Jardim Imperial, Dr. Fábio, São João Del Rey, Ouro Fino, todas Porte III), todas com consultórios odontológicos e retomada das obras do Jardim Passaredo, impactando diretamente no aumento da cobertura de atenção primária do município, chegando acima dos 70%, outrora em 42%.
  3. Entrega iminente de uma nova Unidade de Saúde da Família no bairro Jardim Eldorado com um consultório odontológico.
  4. Elaboração de processos licitatórios para aquisição de materiais permanentes e equipamentos.
  5. Compra de motores endodônticos para o preparo mecanizado do canal radicular, sendo fundamental para agilidade dos procedimentos, mais conforto para o paciente, otimização do trabalho do profissional e redução dos insucessos dos tratamentos.
  6. Solicitação de credenciamento de novas equipes de saúde bucal, para ampliação da cobertura da APS no município de Cuiabá.
  7. Revitalização dos consultórios odontológicos e Centros de Especialidades Odontológicas: pintura, instalação de aparelhos de ar-condicionado, troca de fiação, manutenção hidráulica, etc.
  8. Fortalecimento do componente de vínculo e acompanhamento territorial das famílias.
  9. Abertura de processo seletivo para contratação de cirurgiões-dentistas especialistas bucomaxilofacial, periodontista, endodontista, protesista, ortodontista e odontopediatra nas unidades da Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Adjunta de Atenção Primária, Centros de Especialidades Odontológicas e Clínicas Odontológicas (CEO/CO). Convocação já realizada (julho/2024).
  10. Implantação do aplicativo de Tele-Estomatologia (CEO, CO, ESB e UPA) para direcionamento de alterações em cavidade bucal.
  11. Elaboração de manual instrutivo para uso do SISREG.
  12. Continuidade das ações de saúde bucal pelo Programa Saúde na Escola (PSE).
  13. Adesão à Portaria SAPS/MS Nº 40, de 28 de junho de 2024, para fortalecimento de ações de saúde bucal no PSE.
  14. Utilização da verba do Fundo Nacional de Saúde para aquisição de computadores para informatização dos CEOs (Planalto, Verdão, Jardim Vitória e Osmar Cabral).
  15. Contratualização do serviço de radiologia odontológica para oferta de exame de raio-X panorâmico, além do processo de aquisição do equipamento de raio-X panorâmico para execução do exame pelo município.
  16. Solicitação de adesão de ata para compra de 30 cadeiras odontológicas.
  17. Solicitação de credenciamento de laboratório de prótese dentária.
  18. Solicitação de credenciamento para contrato de laboratório de radiologia.
  19. Licitação para manutenção de equipamentos odontológicos.
  20. Licitação para compra de equipamentos odontológicos.
  21. Licitação para contrato de laboratório de biópsia oral.
  22. Licitação através do Consórcio CISVARC para aquisição de instrumentais.
  23. Licitação para compra de insumos odontológicos através do CISVARC.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora