Connect with us

Cuiabá

Limpurb recolhe mais de 20 caminhões de lixo despejados ilegalmente na região do Distrito do Aguaçu

Publicado

em

Cerca de 20 caminhões de lixo foram recolhidos, nesta quinta-feira (15), em uma operação de limpeza realizada no trevo de acesso ao Distrito do Aguaçu. A ação foi coordenada pela Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), que tem intensificado as atividades de combate ao descarte irregular de lixo.

Em pouco mais de 15 dias, essa é a segunda vez que a Limpurb atende a região com esse tipo de trabalho. Do local, foram retirados resíduos oriundos de resto de construção civil, móveis, lixo domiciliar, restos de podas de árvores, caixas de madeira e papelão, e uma grande quantidade de pneus e garrafas de vidro.

Ainda conforme a Limpurb, somente neste ano, pelo menos 15 operações de limpeza foram executadas na mesma área. O diretor-geral da empresa pública, Júnior Leite, destaca que a Prefeitura de Cuiabá tem feito o possível para manter o local limpo, mas tem esbarrado na falta de conscientização popular.

“O que observamos é uma falta de vontade de uma parte da população em nos ajudar a cuidar da cidade. Essa região possui coleta de lixo regular, os caminhões do cata-treco também estão disponíveis para atendimento, a cidade possui locais que recebem pneus gratuitamente. Então, não há nada que justifique a prática desse ato criminoso”, enfatiza Júnior Leite.

FISCALIZAÇÃO

No mês de maio, a Limpurb e a Secretaria de Ordem Pública (SORP) assinaram um Plano de Operação Integrada para fortalecimento das ações de fiscalização de publicidade e descarte de resíduos sólidos. A parceria tem o objetivo promover a atuação em conjunto, planejando e executando atividades de caráter preventivo e repressivo.

Desde então, foram intensificadas as operações de combate à poluição visual e ao despejo e destinação irregular de resíduos volumosos de pequenos e grandes geradores. Como parte do plano, a Limpurb disponibilizou oito servidores públicos e dois veículos para execução das ações periódicas.

“Situações do Distrito do Sucuri tratam-se de crime ambiental, que também traz prejuízos à saúde pública. Infelizmente, uma parte da população ainda preserva essa cultura errônea de achar que somente o poder público tem o dever de cuidar da cidade. Mas, na verdade, isso é uma obrigação de todos nós”, finaliza o adjunto de Serviços Urbanos, Anderson Matos.

A população cuiabana também pode ajudar a Limpurb a combater esse tipo de irregularidade. Para isso, a empresa pública disponibiliza o Disque Denúncia, possibilitando que, por meio do WhatsApp (65) 99331-7826, o cidadão possa acionar a equipe de fiscalização volante. O atendimento virtual é feito de segunda a sexta-feira, em horário comercial.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Após obra da intervenção do Estado na saúde, parte do teto da USF Campo Velho desaba e água ‘escorre’ do forro da unidade do Jardim Imperial

Publicado

em

Por

Na tarde desta sexta-feira (08), o teto da sala de odontologia da Unidade Básica de Saúde (UBS) Campo Velho desabou devido às fortes chuvas que atingiram a cidade. A UBS havia sido reformada no ano passado durante a intervenção do governo estadual na saúde municipal. O incidente ocorreu durante o horário de funcionamento da unidade, mas, por sorte, não havia pacientes ou funcionários na sala no momento da queda. Segundo relatos dos funcionários, o barulho do desabamento foi extremamente alto, o que causou alarme entre os presentes.

Outro problema estrutural foi observado na UBS Imperial 2, também reformada pela mesma intervenção estadual. Durante as chuvas de hoje, os funcionários notaram um vazamento intenso na sala de odontologia da unidade, onde o gesso do teto já apresenta sinais visíveis de infiltração. “O material, quando exposto à umidade, pode encharcar e aumentar de peso, correndo o risco de ceder, o que representa uma ameaça à segurança dos frequentadores e trabalhadores da unidade”, explicou José Ricardo Santana, secretário adjunto da Atenção Básica.

De acordo com o secretário adjunto, ambas as obras ainda estão no prazo de garantia, e o município irá solicitar que a empresa responsável realize os reparos necessários o mais breve possível.

Cabe lembrar que, durante o período de intervenção, o Conselho Municipal de Saúde realizou vistorias nas reformas e identificou uma série de irregularidades que deveriam ter sido corrigidas antes da entrega das unidades. Contudo, os problemas persistem e geram preocupação entre funcionários e a população atendida, que esperava que as reformas trouxessem melhorias e segurança nas unidades básicas de saúde.

A intervenção estadual na saúde do município durou de março a dezembro de 2023. Após retomar a gestão da saúde, em 2024, a equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde realizou um diagnóstico situacional onde constava todas as irregularidades encontradas nas obras realizadas pela intervenção, que foram denunciadas pelo prefeito Emanuel Pinheiro.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora