A Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) está trabalhando na remoção de árvores caídas nas vias, em decorrência do temporal que atingiu a Capital na noite desta segunda-feira (27). A operação foi iniciada às 7h desta terça-feira (28) e é realizada pelas três equipes que, diariamente, executam os serviços de poda.
De acordo com a empresa pública, foram identificadas mais de 40 árvores derrubadas pela intensa ventania, em diversos pontos da cidade. Somente durante o período da manhã, o trabalho resultou no recolhimento total de nove árvores. A previsão é de que a operação seja concluída na quarta-feira (01).
Estão entre os bairros identificados pelo setor de poda de árvores o Carumbé, São Roque, Residencial São Carlos, Jardim Leblon, Planalto, Boa Esperança, Morada do Ouro, Jardim Itália, e Grande CPA. Conforme a Agência Nacional de Águas (ANA), junto com a ventania, o temporal registrou um volume acumulado de chuva de 31.4 milímetros.
“Nossas equipes estão empenhadas em fazer desobstrução das vias. Em alguns locais já conseguimos fazer esse desbloqueio completo. Em outros, realizamos pelo menos parcialmente para que a mobilidade não ficasse totalmente prejudicada. Também estamos com fiscais nas ruas para identificar novos pontos”, explica o diretor-geral da Limpurb, Júnior Leite.
ALERTA
A Defesa Civil de Cuiabá alerta à população que a previsão para esta terça-feira (28), do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de pancadas de chuvas e trovoadas, com ventos fracos e moderados. Ainda segundo o órgão, o volume de precipitação da chuva deve alcançar até 15 milímetros acumulados.
Como precaução, durante temporais, o cidadão deve evitar locais abertos ou trafegar em áreas de inundação e ruas sujeitas a alagamentos. Também é importante não se abrigar debaixo de árvores, postes, fiação elétrica e torres de transmissão. No caso de ocorrência de raios e/ou chuvas intensas, os equipamentos elétricos devem ser desligados das tomadas.
Para acionar o Corpo de Bombeiros Militar, a população deve ligar no número 193. A Defesa Civil de Cuiabá pode ser acionada pelo telefone 3623-9633 ou pelo WhatsApp (65) 99310 8810.