Connect with us

BRASIL

Líder do União Brasil diz que não há data para mudança em ministério

Publicado

em

O deputado Elmar Nascimento (BA)
Fotos Públicas

O deputado Elmar Nascimento (BA)


O líder do União Brasil na Câmara, Elmar Nascimento (BA), disse nesta terça-feira (13) que o partido não forçará o governo Lula a trocar o chefe do Ministério do Turismo. O deputado federal é a favor que haja negociação entre as duas partes para que ocorra um fortalecimento da estrutura da pasta para atender as demandas dos parlamentares.

O posicionamento de Elmar ocorreu depois de ter participado de uma reunião dos deputados da legenda. Os parlamentares debateram quais ações deveriam tomar em relação a futura saída de Daniela Carneiro do ministério. O União Brasil quer a nomeação do deputado Celso Sabino (PA).

“O timing é do presidente Lula, nós não vamos botar a faca no pescoço de ninguém, não vamos exigir nada de ninguém. O governo sabe qual é o momento mais adequado até porque eu entendo que eles precisam primeiro, se quiserem, resolver a situação com a ministra Daniela, é o mais correto. Até porque ela apoiou o presidente Lula, sempre foi correta com o governo, não dá para passar por cima dela, tratar de indicação, de nomeação e de qualquer ministério sem primeiro resolver isso”, comentou.

Atualmente, o União Brasil tem os dois ministérios: Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional) e Juscelino Filho (Comunicações). Quando foi nomeada, Daniela Carneiro era do partido, mas ela pediu a desfiliação em abril para se transferir ao Republicanos.

Góes também não é visto como um representante da legenda. Não por acaso, o União Brasil tem uma alta taxa de infidelidade na Câmara em votações de muita importância para o governo federal.

Nas últimas semanas, lideranças do partido passaram a pressionar Lula para que ocorressem mudanças nos ministérios. Daniela se tornou o principal alvo. Na queda de braço, a agremiação venceu. A ministra será demitida nos próximos dias.

União Brasil não tem pressa

Após a reunião, Elmar falou que não esperava a demissão de Daniela nesta terça. “Nunca houve essa expectativa. Nós nunca tratamos disso. Tudo que saiu aí foi repercutido pela imprensa, eu não sei quem tem sido as fontes. Dentro da bancada nunca houve expectativa com prazo”.

“Quem tem legitimidade para escolher ministro, nomear ministro, demitir ministro, é o presidente Lula. Quando e se ele achar que deve, ele vai nos chamar. Há entre nós e o governo uma concordância de que a forma como foi concluída no início do mandato não foi mais adequada, porque não houve a legitimação da bancada”, concluiu.

Fonte: Nacional

Continue Lendo

BRASIL

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição

Publicado

em

Por

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição
André Braga

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição

Neste mês de setembro , o Dia Mundial do Daltonismo tem o objetivo de esclarecer alguns pontos envolvendo o distúrbio da visão, como os sinais para identificá-lo ainda na infância. De acordo com a oftalmologista Mayra Melo, o diagnóstico é crucial para garantir o suporte adequado no desenvolvimento escolar e social.

O daltonismo é conhecido como discromatopsia, sendo portanto, alteração na percepção das cores que afeta cerca de 8% dos homens e 0,5% das mulheres no mundo.

“Os pais devem observar sinais como dificuldade em distinguir cores básicas, como vermelho e verde, ou quando a criança troca frequentemente as cores ao desenhar ou colorir”, orienta Mayra.

É comum também que os pais notem uma certa preferência por roupas de cores neutras ou frequência da dificuldade em atividades que envolvam a diferenciação de cores, como jogos e brincadeiras.

“Em muitos casos, a criança pode sentir frustração ou desinteresse em atividades escolares que envolvem cores, o que pode ser erroneamente interpretado como falta de atenção ou interesse”, alerta a especialista.

O diagnóstico é feito por um oftalmologista, utilizando testes específicos como o de Ishihara, que avalia a percepção das cores. Apesar de não haver cura para a condição, o diagnóstico precoce permite que a criança seja orientada e adaptada para lidar melhor.

“O uso de ferramentas adequadas, como material escolar com contrastes fortes e a utilização de óculos ou lentes com filtros especiais, pode fazer toda a diferença no desenvolvimento acadêmico e na autoestima da criança”, afirma.

The post Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora