Connect with us

BRASIL

Lesa Pátria: PF faz apreensão de suspeitos de financiar 8 de janeiro

Publicado

em

PF deflagra 14ª fase da Operação Lesa Pátria
Divulgação / PF – 17.08.2023

PF deflagra 14ª fase da Operação Lesa Pátria

Na manhã desta quinta-feira (17), a Polícia Federal deflagrou a 14ª fase da Operação Lesa Pátria para identificar as pessoas que incitar ou participaram dos atos antidemocráticos do 8 de janeiro, ocorridos em Brasília.

No total, estão sendo cumpridos 10 mandados de prisão preventiva e 16 de busca e apreensão nos estados de Goiás, Bahia, Paraíba, Paraná, Santa Catarina e no Distrito Federal. A ação foi autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Ao menos oito alvos de prisão preventiva já foram detidos, sendo 2 no DF, 2 em GO, 2 em SC, 1 na PB e 1 no PR. De acordo com a TV Globo , um dos presos é o pastor Dirlei Paiz, de Blumenau (SC). Nas redes sociais, ele aparece posando ao lado de Jair Renan, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e segurando placas pedindo “intervenção federal”.

Pastor Dirlei Paiz ao lado de Jair Renan Bolsonaro
Reprodução/redes sociais

Pastor Dirlei Paiz ao lado de Jair Renan Bolsonaro

Entre os crimes investigados estão os de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido e crimes da lei de terrorismo.

Segundo a PF, os alvos dessa fase da operação são suspeitos de terem fomentado o movimento chamado de “Festa da Selma”, que já era utilizado previamente para se referir aos ataques em Brasília.

O termo foi usado, conforme a corporação, para convocar os manifestantes e organizar o transporte para as invasões e as coordenadas para os ataques.

“Recomendavam ainda não levar idosos e crianças, se preparar para enfrentar a polícia e defendiam, ainda, termos como guerra, ocupar o Congresso e derrubar o governo constituído”, afirmou a PF.

Fonte: Nacional

Continue Lendo

BRASIL

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição

Publicado

em

Por

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição
André Braga

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição

Neste mês de setembro , o Dia Mundial do Daltonismo tem o objetivo de esclarecer alguns pontos envolvendo o distúrbio da visão, como os sinais para identificá-lo ainda na infância. De acordo com a oftalmologista Mayra Melo, o diagnóstico é crucial para garantir o suporte adequado no desenvolvimento escolar e social.

O daltonismo é conhecido como discromatopsia, sendo portanto, alteração na percepção das cores que afeta cerca de 8% dos homens e 0,5% das mulheres no mundo.

“Os pais devem observar sinais como dificuldade em distinguir cores básicas, como vermelho e verde, ou quando a criança troca frequentemente as cores ao desenhar ou colorir”, orienta Mayra.

É comum também que os pais notem uma certa preferência por roupas de cores neutras ou frequência da dificuldade em atividades que envolvam a diferenciação de cores, como jogos e brincadeiras.

“Em muitos casos, a criança pode sentir frustração ou desinteresse em atividades escolares que envolvem cores, o que pode ser erroneamente interpretado como falta de atenção ou interesse”, alerta a especialista.

O diagnóstico é feito por um oftalmologista, utilizando testes específicos como o de Ishihara, que avalia a percepção das cores. Apesar de não haver cura para a condição, o diagnóstico precoce permite que a criança seja orientada e adaptada para lidar melhor.

“O uso de ferramentas adequadas, como material escolar com contrastes fortes e a utilização de óculos ou lentes com filtros especiais, pode fazer toda a diferença no desenvolvimento acadêmico e na autoestima da criança”, afirma.

The post Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora