O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) trabalha na transição dos laudos físicos das provas práticas de direção no Estado para o digital. O objetivo é dar celeridade e mais segurança dos documentos para a emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Para implantar a tecnologia do laudo digital, o Detran adquiriu 200 tablets. O projeto piloto começou em agosto de 2024, com o uso dos equipamentos na aplicação dos exames práticos na sede do órgão, em Cuiabá. Em seguida, o uso da tecnologia foi ampliado para 21 unidades da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretrans) no interior do Estado.
Atualmente, outras 11 unidades do Detran em Mato Grosso já estão em fase de implantação do sistema. A autarquia realiza, em média, 650 exames práticos de direção todos os dias no Estado. O teste prático é a última etapa para conseguir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
“O uso da tecnologia é uma prioridade na atual gestão como forma de dar agilidade, segurança e transparência nos procedimentos e etapas da formação de condutor em Mato Grosso”, enfatiza o presidente da Autarquia, Gustavo Vasconcelos.
O diretor de Habilitação e Veículos do Detran, Alessandro de Andrade, explica que o sistema de laudo digital traz os mesmos dados de um laudo físico em que o examinador anota as faltas cometidas.
“A diferença é que o próprio sistema realiza a soma e, no caso de reprovação na etapa de baliza, por exemplo, o sistema informa o resultado e impede que outro examinador na etapa de percurso avalie o candidato já reprovado, otimizando tempo e recurso público”, diz.
O presidente do Detran acredita que a celeridade do lançamento dos resultados poderá proporcionar, em um futuro próximo, que o candidato realize o seu exame prático pela manhã e já esteja habilitado no período da tarde.
Para dar agilidade na aplicação das provas, desde o início da atual gestão, servidores da autarquia são capacitados periodicamente pela Escola Pública de Trânsito no Curso de Formação de Examinador de Trânsito.
Avanços na Habilitação em MT
A modernização das etapas para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação em Mato Grosso foi um importante avanço alcançado pelo Detran nos últimos seis anos da atual gestão.
Além da implantação do laudo digital na prova prática de direção, o Detran também monitora as aulas teóricas ministradas nas autoescolas por meio do reconhecimento facial e biometria do candidato e instrutor.
Também foram implantadas a prova teórica digital e em Libras em todas as unidades do Detran e agências municipais, totalizando 70 municípios, o que otimiza tempo e recurso público com a impressão de provas manuais.
Para as aulas práticas de direção, o Detran implantou o sistema de telemetria, que permite o monitoramento utilizando a validação por foto e biometria do instrutor e candidato, além de localizadores de GPS instalados nos veículos das autoescolas para constatar o percurso realizado pelo aluno.