As imagens mostram um contraste com os antigos prédios e igrejas, a tradicional cavalhada de Poconé, o siriri e cururu entre outras manifestações culturais. As belas fotos retratam a cultura mato-grossense de norte a sul, leste a oeste estão impressas no livro Mato Grosso, do fotógrafo Rai Reis e com textos do jornalista e escritor Protásio de Moraes. O lançamento do livro e a exposição das obras aconteceram no saguão principal da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), nesta quarta-feira (24). Durante a abertura da exposição, Rai e Protásio de Moraes foram homenageados com moções de aplauso,
O propositor da homenagem deputado Beto Dois a Um (PSB) destacou que o fotógrafo Rai Reis lança nos registros momentos singulares e aspectos originais das manifestações culturais de Mato Grosso.
“O projeto do livro começou quando eu era secretário de Estado de Cultura e Lazer e hoje me sinto feliz por esse material estar sendo lançado aqui na Assembleia Legislativa que mudou seu olhar em relação à cultura e está casa vez mais atenciosa, entendendo a sua importância. Rai Reis é um fotógrafo reconhecido internacionalmente, uma pérola da nossa cultura”, destacou o deputado Beto Dois a Um.
Rai Reis é cacerense e há mais de três décadas trabalha como fotógrafo em Mato Grosso. Com atuação também em fotojornalismo e publicidade, ele diz que “a cultura nos define e é ela que dá a sustentação para personalidade e característica do povo de Mato Grosso. As belezas de nosso estado são celebradas por uma diversidade cultural sem igual e eu busquei mostrar isso em fotos pelos diversos municípios por onde passei”, contou Rai.
“As tradições, as raízes e as belezas naturais de Mato Grosso nos encantam. Rai é um fotógrafo muito experiente, 30 anos que fotografa as belezas do estado com o mesmo entusiasmo, com o mesmo olhar. É um compêndio muito completo, vai da cavalhada à farofa de banana. Para quem ainda não conhece os costumes da nossa cultura essa é uma grande oportunidade”, explicou o autor dos textos que acompanham as foto, Protásio de Moraes.
“Eu escrevi os textos da cultura do nosso estado que é uma especialidade minha, acho riquíssima, inclusive uma das mais ricas do país. Temos a viola de coxo, o siriri, o cururu, o lambadão. O livro é separado conforme a manifestação cultural”, disse o jornalista que salientou que desde 2021 o livro estava pronto, mas que só agora foi publicado e lançado com o apoio da ALMT.
O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso, Jefferson Neves, disse que Mato Grosso tem uma história que se destaca no mundo inteiro e esse trabalho do Rai Reis, conta com o apoio do governo do estado e enriquece ainda mais a cultura mato-grossense. “O Rai é um dos gênios da fotografia que nós temos aqui no nosso estado. Ficamos muito felizes em estar apoiando. Ele não é só um fotógrafo, ele é um artista, um craque”, enalteceu Jefferson.
De acordo com a superintendente do Instituto Memória do Poder Legislativo (IMPL), Mara Visnardi, o saguão da ALMT se tornou um ponto cultural de belíssimas exposições. “Hoje abrimos espaço para essas 24 fotos maravilhosas, de Rai Reis. Elas retratam a cultura mato-grossense, do congo, cavalhada, danças, enfim imagens bem variadas. A Assembleia Legislativa dá total apoio a todos esses artistas. Mara aproveita para convidar os servidores e público em geral para prestigiarem a exposição que fica aberta ao público até amanhã (25).