O magistrado membro do InovaJusMT, Luiz Octávio Saboia Ribeiro participou do fechamento do evento “Outubro Movimente”, realizado na sede da Controladoria Geral do Estado, representando o Poder Judiciário de Mato Grosso e o Laboratório de Inovação.
O evento, realizado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), por meio da Superintendência de Governança Digital e Inovação em Práticas Públicas, teve início na terça-feira (10.09) e teve como objetivo impulsionar a cultura de inovação no serviço público. Sua finalização ocorreu com a apresentação do resultado de um desafio realizado por servidores, com ideias para melhorar o serviço público.
“Este ano, nós fizemos um formato diferente de desafio. Realizamos um dia e meio de imersão, onde esses desafiantes estiveram com mentores especialistas nas áreas em que estavam trabalhando. Foi muito bom ver os servidores imersos nos problemas, buscando soluções para os nossos serviços públicos. Fornecemos as ferramentas necessárias para que eles propusessem soluções”, explicou a Gerente do Laboratório Central de Inovação da Seplag, Alessandra Oliveira.
O secretário adjunto de Planejamento e Gestão de Políticas Públicas da Seplag, Sandro Brandão, explicou que foi possível estabelecer uma estrutura para ajudar os servidores a pensar em novas ideias que possam reverberar na qualidade de vida profissional e pessoal.
O representante do TJMT fez, ainda, parte da banca do desafio, para selecionar as melhores e mais viáveis ideias para o serviço público.
“O setor público é um ambiente que muitas vezes é refratário à inovação. Muitas pessoas falam ‘está dando certo do jeito que está, para que mudar’. Inovação é constituir cultura, é lembrar sempre que podemos fazer aquilo que fazemos de uma forma muito mais eficaz, muito mais eficiente, muito mais assertiva. A inovação não existe por existir; a inovação tem que ter um sentido e fazer sentido para alguém. Nós servimos a sociedade. Nós somos servidores, somos cidadãos e somos consumidores. Eu inovo por pessoas, para pessoas e com pessoas, então que bom que nós temos pessoas interessadas em inovar e se movimentar para levar o serviço público para outro patamar”, pontuou o Saboia, durante sua fala no evento.
Os três projetos vencedores tiveram como tema: “Como podemos aprimorar a movimentação entre servidores públicos para melhor aproveitamento de suas habilidades e competências”, “Acessibilidade digital” e “Como melhorar a gestão do conhecimento entre diferentes setores e equipes”.