A atual vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris , que pode ser adversária de Donald Trump nas próximas eleições presidenciais, respondeu às provocações do ex-presidente republicano em suas redes sociais. A democrata reagiu firmemente às declarações de Trump sobre sua identidade racial.
“Nesta tarde, Donald Trump falou à Associação Nacional de Jornalistas Negros. Foi o mesmo show de sempre. Deixe-me apenas dizer: o povo americano merece algo melhor do que a divisão e o desrespeito de Donald Trump”, declarou Harris.
Mais cedo, em um evento em Chicago, Trump acusou Kamala Harris de ter “se tornado negra” por motivos eleitorais, visando as eleições presidenciais de novembro.
“Ela era indiana dos pés à cabeça e, de repente, mudou e se tornou uma pessoa negra”, afirmou o republicano.
Kamala Harris, filha de pai jamaicano e mãe indiana, é a primeira mulher negra e a primeira descendente do sul da Ásia a ter a chance de concorrer à presidência dos Estados Unidos.
Aos 59 anos, a vice-presidente se autodefine como uma “mulher negra” e está engajada na campanha para a Casa Branca com o apoio do presidente Joe Biden, que decidiu não tentar a reeleição.
Karine Jean-Pierre, porta-voz da Casa Branca, condenou imediatamente os comentários de Trump, classificando-os como “insultantes”.
“Ninguém tem o direito de dizer a alguém como deve se identificar”, enfatizou.
Veja:
This afternoon, Donald Trump spoke to the National Association of Black Journalists.
It was the same old show.
Let me just say: The American people deserve better than Donald Trump’s divisiveness and disrespect.