Da Redação
O Consórcio Intermunicipal do Oeste de Mato Grosso e o Tribunal de Justiça iniciaram uma parceria para implantar a Justiça Restaurativa na região. A iniciativa foi discutida em uma reunião na tarde desta segunda-feira, 08, entre a presidente do Tribunal de Justiça, Des.ª Clarice Claudino da Silva, e os prefeitos de Salto do Céu e Mirassol D’Oeste, Mauto Espíndola e Héctor Alvares Bezerra, acompanhados do advogado Nestor Fidelis e do secretário executivo do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste de Mato Grosso, Danilo Bastos.
O objetivo da parceria é implantar uma rede de enfrentamento à violência contra as crianças, utilizando os princípios da Justiça Restaurativa e criando os Círculos de Construção de Paz nas escolas públicas da região. A proposta foi bem recebida pelos prefeitos, que se mostraram interessados em levar o tema para a próxima reunião do Conselho de Prefeitos.
Segundo a desembargadora Clarice Claudino da Silva, a Justiça Restaurativa tem se mostrado eficiente na conscientização sobre o valor do diálogo, do consenso e da mediação como forma sustentável de resolução de conflitos e construção da paz. O presidente do Consórcio Intermunicipal da Região Oeste afirmou que o tema é tão sério que merece todo o apoio dos municípios da região, enquanto o prefeito de Mirassol D’Oeste destacou a importância de investir na formação de crianças e jovens para a paz.
Danilo Bastos e Nestor Fidelis ficaram responsáveis por dar andamento técnico ao projeto, juntamente com o núcleo competente do Tribunal de Justiça. Com essa parceria, espera-se que a Justiça Restaurativa possa ser implantada de forma efetiva na região, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e pacífica.