Connect with us

MUNDO

Julgamento de Trump por fraude entra no segundo dia nos EUA

Publicado

em

Ex-presidente Donald Trump é julgado por fraude nos Estados Unidos
Public Domain / U.S. Government

Ex-presidente Donald Trump é julgado por fraude nos Estados Unidos

Nesta terça-feira (3), o julgamento do ex-presidente dos EUA Donald Trump entra no segundo dia em Manhattan, no estado de Nova York. Ele e seus filhos mais velhos são julgados por fraude após um tribunal de recurso estatal negar o pedido do ex-mandatário para suspender o julgamento.

De acordo com a acusação, eles teriam inflado o valor de seus ativos em bilhões de dólares para garantir termos de empréstimo e seguro mais favoráveis

Letitia James, procuradora-geral responsável pelo processo civil contra Trump, quer uma punição de ao menos US$ 250 milhões em multas, uma proibição permanente contra Trump e dois de seus filhos de administrarem empresas em Nova York, além de serem vetados por cinco anos de atuarem no setor imobiliário.

O julgamento contra Trump — o principal candidato à indicação presidencial republicana para as eleições do ano que vem e quem aparece à frente das pesquisas eleitorais — acontece uma semana após a decisão do juiz Arthur Engoron, que definiu que o ex-presidente cometeu fraudes. Engoron também afirmou que Trump cancelou certificados comerciais de seus empresas, incluindo as consideradas mais valiosas, como a Trump Tower e a 40 Wall Street, em Manhattan.

Na ocasião, o juiz ainda disse que nomearia administradores para supervisionar a dissolução das companhias.

Trump, no entanto, negou qualquer irregularidade e seus advogados disseram que vão recorrer. Ontem, o ex-mandatário acusou o processo de ser uma “caça às bruxas”.

“Tenho passado por uma caça às bruxas há anos, mas agora isso está realmente ficando sujo entre Jack Smith [o advogado especial] e entre todas essas pessoas do Departamento de Justiça que os ajudam”, afirmou.

“Esta é uma pura caça às bruxas com o propósito de interferir nas eleições dos Estados Unidos da América. É totalmente ilegal.”

De acordo com Engoron, o julgamento deve durar até 22 de dezembro.

Fonte: Internacional

Continue Lendo

MUNDO

Putin confirma encontro com Xi Jinping na Rússia em outubro

Publicado

em

Por

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho
Sputnik

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho


O presidente da Rússia, Vladimir Putin,  confirmou nesta quinta-feira (12) que receberá seu homólogo chinês, Xi Jinping, em Kazan, no próximo mês de outubro, por ocasião da cúpula dos Brics.

O anúncio foi feito pelo mandatário russo durante encontro com o ministro das Relações Exteriores de Pequin, Wang Yi, em São Petersburgo, segundo a agência Interfax.

De acordo com Putin, as relações entre a China e a Rússia continuam a desenvolver-se “com muito sucesso em todas as direções”, incluindo a “coordenação no cenário internacional”.

Em imagens divulgadas pela mídia russa, Wang destacou que “o presidente Xi está muito feliz em aceitar o convite”.

“Nessa ocasião os dois chefes de Estado terão novas discussões estratégicas”, acrescentou o chanceler, destacando que ambos os líderes “estabeleceram uma confiança mútua sólida e uma amizade profunda”.

O ministro chinês chegou a São Petersburgo para participar da cúpula de altos funcionários e conselheiros de segurança nacional do bloco Brics. Sua visita também foi vista como uma oportunidade para lançar as bases do encontro presencial entre os líderes dos dois países.

A reunião dos Brics está marcada para acontecer entre 22 e 24 de outubro, na cidade russa de Kazan, e será o terceiro encontro presencial de 2024 entre Xi e Putin, poucas semanas antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro.

Formado inicialmente por Brasil, China, Índia e Rússia em 2009, o bloco foi ampliado com a adesão da África do Sul em 2010 e este ano incluiu vários outros países emergentes, como Egito e Irã. No início de setembro, a Turquia também apresentou um pedido de adesão ao bloco.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do  nosso canal no WhatsApp e da  nossa comunidade no Facebook.

Fonte: Internacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora