Connect with us

MATO GROSSO

Juizado Volante Ambiental de Rondonópolis participa de exposição agropecuária

Publicado

em

O Juizado Volante Ambiental (Juvam) de Rondonópolis e órgãos ambientais parceiros – Ministério Público Estadual, Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Polícia Militar de Proteção Ambiental e a autarquia Sanear – estiveram presentes na 50ª Exposul (Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial do Sul de Mato Grosso), entre os dias 5 a 10 de agosto, com estande do meio ambiente, para orientar os visitantes sobre a preservação ambiental.
 
O estande tem como foco a educação ambiental por meio da conscientização de adultos e crianças. Através de cenários expostos, os visitantes podem visualizar os trabalhos preventivos e de educação ambiental desenvolvidos pelo Juvam em parceria com os órgãos de defesa do meio ambiente em Rondonópolis.
 
De forma lúdica e criativa, a equipe do Juvam apresenta à população informações sobre infrações penais de poluição sonora, a conscientização sobre regras da pesca, os métodos preventivos contra as queimadas urbanas e rurais e as consequências para flora, fauna e seres humanos. Os visitantes ainda têm a oportunidade de conferir a exposição de animais silvestres taxidermizados (empalhados), conhecendo a história de cada animal.
 
Um dos destaques da exposição é o trabalho de educação ambiental desenvolvido pelo Juvam por meio da Gincana Amigos do Meio Ambiente, que vem levando um vasto conhecimento a crianças e adolescentes por meio de palestras realizadas nas escolas locais, competições de coleta, criação de conteúdo utilizando a criatividade e o reaproveitamento de resíduos sólidos, teatros de fantoches e muito mais.
 
De acordo com a juíza responsável pelo Juvam em Rondonópolis, Milene Beltramini, a participação dos órgãos de defesa do meio ambiente na exposição agropecuária de Rondonópolis é uma importante forma de levar o conhecimento ambiental até a população. “Essa atitude oportuniza a realização do trabalho de conscientização ambiental para um público mais abrangente, já que a feira recebe milhares de visitantes, tornando-se uma vitrine para expor de forma preventiva sobre a preservação e proteção do meio ambiente”, destacou.
 
O evento conta com apoio do Sindicato Rural de Rondonópolis, da Polícia Militar de Proteção Ambiental de Rondonópolis, Sema, Semma, Ministério Público Estadual, Sanear e Cooperativa Nova Esperança.
 
#Paratodosverem
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição de imagem: foto horizontal colorida do estande do Juvam na Exposul. Em um espaço com teto metálico verde, há o estande com painéis, faixas, banners escrito Juvam, Semma, Poder Judiciário Juvam Juizado Volante Ambiental, redes com tecido camuflado, plantas e várias pessoas no espaço, em pé, olhando os itens expostos.
 
Coordenadoria de Comunicação Social do TJMT (Com informações do Juvam Rondonópolis)
imprensa@tjmt.jus.br
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

“Nota A+ no Tesouro Nacional confirma gestão fiscal com responsabilidade e transparência”, afirma secretário de Fazenda

Publicado

em

Por

O secretário de Fazenda de Mato Grosso, Rogério Gallo, apontou que a nota “A+” nas contas públicas do Estado, dada pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), reflete a qualidade e fidelidade do registro contábil à realidade.

O Estado recebeu a nota “A+” na classificação Capacidade de Pagamento (Capag), que mede a saúde fiscal de Estados e municípios do país para pagamento de crédito, pelo quarto ano consecutivo, com o diferencial do “+” em 2024.

“O ‘A’ é porque temos capacidade de investimento, gastamos menos do que arrecadamos, e o ‘+’ quer dizer que tudo o que está escrito em nossos balanços está numa linguagem adequada. Isso faz com que tenhamos uma gestão fiscal completa, com responsabilidade e transparência”, disse durante o Podcast MT Conectado.

Gallo também destacou que poucos Estados possuem essa nota e defendeu que essa competitividade deveria se espalhar pelo Brasil.

“Essa competitividade traria sanidade às contas públicas e entregas efetivas para a população, como infraestrutura – estradas, pontes, hospitais – e também na área social, que é uma parte comandada pela nossa primeira-dama Virginia Mendes”, disse.

A nota “A+” comprova que o Governo do Estado tem plenas condições de dar continuidade aos investimentos em benefício da população, além de promover o desenvolvimento econômico e social.

Com isso, Mato Grosso se mantém em destaque nacional, liderando os rankings de crescimento econômico e geração de investimentos.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora