Connect with us

MATO GROSSO

Juizado Ambiental de Cuiabá resgata jacaré e flagra descarte irregular de lixo em área pública

Publicado

em

A equipe volante do Juizado Volante Ambiental de Cuiabá (Juvam) realizou nesta sexta-feira (2 de fevereiro) o resgate de um jacaré no estacionamento da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, na capital.
 
A solicitação de resgate foi feita ao Juvam no período da manhã, que resgatou o animal da espécie jacaré paguá e o entregou no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Batalhão de Polícia Militar Ambiental.
 
Nesta semana, outras duas ações de flagrante de descarte irregular de resíduos sólidos em área pública também foram realizadas pela equipe.
 
De acordo com boletim de ocorrência registrado pela equipe do Juvam, um caminhão de uma empresa de locação de caçambas foi flagrado despejando resíduos de construção em uma área verde localizada na região do Barreiro Branco, próximo ao antigo aterro sanitário de Cuiabá.
 
A equipe abordou o motorista, mas ele fugiu do local, deixando o caminhão ainda ligado. Em seguida, os policiais ambientais que atuam no Juvam acionaram a Delegacia do Meio Ambiente para tomar as providências cabíveis.
 
Outra ação realizada pelo Juvam foi a denúncia de outro caminhão que estava fazendo o descarte irregular de podas de árvore que posteriormente seriam queimadas, juntamente com entulhos. A equipe conversou com o motorista e ele contou que paga para o dono do terreno para descartar o lixo no local, que é um terreno rural próximo à Avenida Contorno Leste. A delegacia também foi acionada para resolver o caso.
 
#ParaTodosVerem – Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Primeira imagem: foto horizontal colorida de dois policiais do Juvam fardados com uniforme de estampa camuflada de selva, armados, em pé, na frente de uma caminhonete branca com a logo do Poder Judiciário. Um deles segura uma estaca que prende um pequeno jacaré marrom pelo pescoço. Segunda imagem: foto vertical colorida dos policiais fazendo o resgate do jacaré. Eles estão em pé ao lado de um carro e algumas plantas, um segura um pegador e o outro usa luvas para agarrar o animal.
 
Mylena Petrucelli
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Primeira-Dama do Estado participa de assinatura do contrato que pode aumentar em mais de 80% atendimentos oncológicos no HCanMT

Publicado

em

Por

A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, juntamente com o governador Mauro Mendes, participou, nesta quarta-feira (18.09), da assinatura do contrato entre o Governo do Estado e o Hospital de Câncer de Mato Grosso (HCanMT) com a finalidade de formalizar os serviços de saúde ambulatoriais, transformando a unidade hospitalar em um Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon).

Para Virginia Mendes, os esforços para a conclusão do processo serão um alívio para a população e para os pacientes que enfrentam a saga dos processos de regulação, já que os atendimentos serão realizados todos no HCanMT, ainda definiu como uma ação histórica.

“Uma ação histórica. Foi uma alegria testemunhar este momento histórico para o Hospital de Câncer. Eu sei muito bem o que é passar por um câncer. São muitas dúvidas, medos e tantas situações que a gente enfrenta; o mínimo que uma pessoa nessa situação precisa é de um cuidado apropriado. Com o novo contrato, os pacientes não ficarão andando de um lado para o outro, pois tudo será realizado em um só lugar”, disse a primeira-dama de MT.

Ela agradeceu a união de esforços para a formalização do contrato. “Gratidão ao Governo do Estado pela sensibilidade, por entender a importância dessa ação; ao diretor-presidente do Hospital, Laudemi Nogueira, e sua equipe; ao meu querido amigo Gilberto Figueiredo, que, enquanto esteve à frente da SES, se dedicou a este projeto juntamente com sua equipe, e ao atual secretário da Saúde, Juliano Melo. Com certeza, muitas vidas serão salvas a partir desta iniciativa”, ratificou Virginia Mendes.

O governador Mauro Mendes também recordou o diagnóstico de câncer da primeira-dama Virginia Mendes e falou do desejo de ver mais pessoas contando histórias de superação da doença. “Cuidar da saúde nesta área é algo diferenciado, porque eu já vivi isso dentro da minha casa. Ver a agonia e descobrir que alguém que você ama está com câncer é muito dolorido. Graças a Deus conseguimos superar. Espero que mais pessoas possam contar a nossa história, que eu contei e conto da minha esposa ter passado por isso e por ter tido um bom tratamento”.

Com a formalização do contrato, a assistência oncológica no Estado será ampliada em mais de 80%. A parceria permitirá que a capacidade de atendimentos da unidade suba de 310.893 para 562.008 por ano, resultando em um acréscimo de 251.115 procedimentos.

O contrato prevê um investimento anual que passará de R$ 48,7 milhões para R$ 93,9 milhões. A proposta para o novo contrato foi elaborada pela equipe técnica da Secretaria de Estado de Saúde (SES), levando em consideração a real capacidade física e técnica do Hospital de Câncer, com base na produção ambulatorial e hospitalar de 2019 a 2023.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora