Connect with us

MATO GROSSO

Juíza Leilamar Rodrigues integra programação do 2º Encontro ‘Caminhos Literários no Socioeducativo’

Publicado

em

A juíza coordenadora do eixo Socioeducativo do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo (GMF-MT), Leilamar Rodrigues, participará da segunda edição do evento “Caminhos Literários no Socioeducativo: Pelo Direito à Leitura”, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) entre o final de novembro e meados de dezembro. O tema deste ano é “Manifestações literárias e participação juvenil”.
 
Titular da 2ª Vara Especializada da Infância e Juventude de Cuiabá, Leilamar Rodrigues mediará o lançamento do Relatório do Censo de Leitura no Sistema Socioeducativo, no dia 29 de novembro, a partir das 15h30.
 
“A leitura desempenha um papel fundamental no sistema socioeducativo, pois contribui para o desenvolvimento intelectual, emocional e social dos adolescentes e jovens. Ela pode estimular a reflexão, promover a empatia e oferecer novas perspectivas, auxiliando na ressocialização e na construção de uma visão de mundo mais ampla para aqueles que estão inseridos nesse sistema. Além disso, a leitura pode ser uma ferramenta poderosa na aquisição de conhecimento e habilidades, preparando os adolescentes e jovens para uma reinserção mais eficaz na sociedade”, afirma a magistrada.
 
O ‘Caminhos Literários’ tem como objetivo incentivar a leitura entre adolescentes e jovens, especialmente aqueles em cumprimento de medidas socioeducativas. O evento contará com a participação de magistrados de todas as partes do país, além de escritores, artistas, representantes dos Ministérios da Educação e da Cultura, movimentos sociais, entre outros atores do sistema de garantia de direitos. O público poderá acompanhar a transmissão pelo Youtube nos dias 29 e 30 de novembro. Clique aqui para conferir a programação completa e os links das transmissões. https://www.cnj.jus.br/agendas/ii-caminhos-literarios-no-socioeducativo-pelo-direito-a-leitura/
 
Nos dias 6, 7 e 13 de dezembro, a programação será exclusiva para o público das unidades socioeducativas.
 
A iniciativa faz parte do programa Fazendo Justiça, executado pelo CNJ em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) Brasil para acelerar mudanças no campo da privação de liberdade e conta com o apoio do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo de Mato Grosso (GMF-MT), que no eixo socioeducativo é coordenado pela juíza Leilamar Rodrigues.
 
Celly Silva/Foto: Alair Ribeiro
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
Com informações do CNJ
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

O STF, o Júri e a Vida

Publicado

em

Por

A vida é o bem supremo e a base de todos os direitos humanos. No Brasil, onde o número de homicídios é alarmante, a proteção à vida não pode ser apenas um ideal, mas uma ação concreta e urgente. Cada vez que uma pessoa é assassinada, a humanidade é ferida e a estrutura social, abalada. O Tribunal do Júri, composto por cidadãos comuns, desempenha um papel crucial ao ser o espaço onde a sociedade reafirma seu compromisso com a defesa e proteção da vida.
 

Fonte: Ministério Público MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora