Connect with us

MATO GROSSO

Juíza Leilamar Rodrigues integra programação do 2º Encontro ‘Caminhos Literários no Socioeducativo’

Publicado

em

A juíza coordenadora do eixo Socioeducativo do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo (GMF-MT), Leilamar Rodrigues, participará da segunda edição do evento “Caminhos Literários no Socioeducativo: Pelo Direito à Leitura”, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) entre o final de novembro e meados de dezembro. O tema deste ano é “Manifestações literárias e participação juvenil”.
 
Titular da 2ª Vara Especializada da Infância e Juventude de Cuiabá, Leilamar Rodrigues mediará o lançamento do Relatório do Censo de Leitura no Sistema Socioeducativo, no dia 29 de novembro, a partir das 15h30.
 
“A leitura desempenha um papel fundamental no sistema socioeducativo, pois contribui para o desenvolvimento intelectual, emocional e social dos adolescentes e jovens. Ela pode estimular a reflexão, promover a empatia e oferecer novas perspectivas, auxiliando na ressocialização e na construção de uma visão de mundo mais ampla para aqueles que estão inseridos nesse sistema. Além disso, a leitura pode ser uma ferramenta poderosa na aquisição de conhecimento e habilidades, preparando os adolescentes e jovens para uma reinserção mais eficaz na sociedade”, afirma a magistrada.
 
O ‘Caminhos Literários’ tem como objetivo incentivar a leitura entre adolescentes e jovens, especialmente aqueles em cumprimento de medidas socioeducativas. O evento contará com a participação de magistrados de todas as partes do país, além de escritores, artistas, representantes dos Ministérios da Educação e da Cultura, movimentos sociais, entre outros atores do sistema de garantia de direitos. O público poderá acompanhar a transmissão pelo Youtube nos dias 29 e 30 de novembro. Clique aqui para conferir a programação completa e os links das transmissões. https://www.cnj.jus.br/agendas/ii-caminhos-literarios-no-socioeducativo-pelo-direito-a-leitura/
 
Nos dias 6, 7 e 13 de dezembro, a programação será exclusiva para o público das unidades socioeducativas.
 
A iniciativa faz parte do programa Fazendo Justiça, executado pelo CNJ em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) Brasil para acelerar mudanças no campo da privação de liberdade e conta com o apoio do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo de Mato Grosso (GMF-MT), que no eixo socioeducativo é coordenado pela juíza Leilamar Rodrigues.
 
Celly Silva/Foto: Alair Ribeiro
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
Com informações do CNJ
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Corpo de Bombeiros resgata gato e duas cobras de locais de risco

Publicado

em

Por

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) realizou, nesta quarta-feira (20.11), o resgate de um gato e duas cobras que se encontravam em situações de risco em diferentes municípios do Estado. As equipes foram acionadas através do número de emergência 193.

No município de Primavera do Leste (a 234 km de Cuiabá), a equipe da 6ª Companhia Independente Bombeiro Militar (6ª CIBM) foi acionada por volta das 7h40 para resgatar um gato que estava preso dentro do motor de um veículo, na Avenida Eudevir Viecelli.

No local, os bombeiros militares constataram que o gato apresentava ferimentos em uma das patas e cuidadosamente realizaram a retirada do animal, evitando causar estresse desnecessário. Após o resgate, o gato foi encaminhado para uma clínica veterinária, onde recebeu os cuidados necessários.

Já na tarde do mesmo dia, no município de Guarantã do Norte (a 709 km de Cuiabá), a equipe do 4º Núcleo Bombeiro Militar (4º NBM) foi acionada para capturar uma jiboia de aproximadamente 1,30 metro que estava no quintal de uma residência no bairro Rio de Janeiro.

Durante o resgate, os bombeiros realizaram a captura manual da cobra e, em seguida, a transportaram para uma área de mata, onde foi solta em seu habitat natural.

Em Campo Verde (a 131 km de Cuiabá), a equipe da 11ª Companhia Independente de Bombeiros Militar (11ª CIBM) foi acionada para capturar uma jiboia encontrada em uma propriedade na rodovia BR-070. Ao chegar no local, os bombeiros constataram que a cobra estava na estrutura do telhado de um galinheiro.

Para o resgate, a equipe utilizou uma pinça apropriada para captura de pequenas serpentes, transferindo o animal com segurança para um tambor próprio para transporte. Em seguida, a jiboia foi solta em seu habitat natural.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora