A juíza da Comarca de Itiquira, Fernanda Mayumi Kobayashi, participou do lançamento do projeto “Semeando o presente para colher o futuro” da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do município, na manhã desta quinta-feira (16). O projeto tem como objetivo incentivar a educação e a consciência ambiental dos alunos da Escola Municipal José Rodrigues da Silva com o plantio de três mil mudas.
O secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Paulo Donato Cavalcante Júnior, destacou que a princípio serão atendidas crianças entre cinco e dez anos. “Produzimos três mil unidades de um Lápis Semente ecológico, todo feito com material reciclado, inclusive o papel que acompanha o mesmo.
Todos os lápis podem ser plantados após o uso. Cada um carrega uma semente. São espécies abarcadas como a Figueira Branca, o Manjericão e a Gipsofila”, disse.
A juíza Fernanda Mayumi Kobayashi fez a entrega dos lápis aos alunos e destacou a importância da educação ambiental, sobretudo entre crianças e adolescentes. “A Política Nacional de Educação Ambiental, disciplinada pela Lei nº 9.795/99, prevê a necessidade de um agir articulado, envolvendo Poder Público, instituições privadas e a sociedade, em todos os níveis do processo educativo”, disse.
A magistrada pontuou ainda que o simbolismo na escolha de um lápis contendo sementes de plantas diversas é primoroso. “Não só por diretamente se associar ao estudo e ao aprendizado em si, mas por conectar esses estudantes com um ato de cidadania que é o plantio e o cultivo de árvores”, finalizou.
#Paratodosverem Esta matéria possui recursos de texto alternativo para inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição da imagem 1: foto horizontal colorida. A magistrada esta em pé falando ao microfone, vestido um terno preto. Descrição da imagem 2: Alunos, professores, secretários estão no centro da quadra com as mãos levantadas mostrando os lápis ecológicos.
Gabriele Schimanoski
Assessoria de Comunicação da CGJ-MT
Fonte: Tribunal de Justiça de MT