Connect with us

MATO GROSSO

Juíza de Itiquira participa do lançamento de projeto ambiental do município

Publicado

em

A juíza da Comarca de Itiquira, Fernanda Mayumi Kobayashi, participou do lançamento do projeto “Semeando o presente para colher o futuro” da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do município, na manhã desta quinta-feira (16). O projeto tem como objetivo incentivar a educação e a consciência ambiental dos alunos da Escola Municipal José Rodrigues da Silva com o plantio de três mil mudas.
 
O secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Paulo Donato Cavalcante Júnior, destacou que a princípio serão atendidas crianças entre cinco e dez anos. “Produzimos três mil unidades de um Lápis Semente ecológico, todo feito com material reciclado, inclusive o papel que acompanha o mesmo.
 
Todos os lápis podem ser plantados após o uso. Cada um carrega uma semente. São espécies abarcadas como a Figueira Branca, o Manjericão e a Gipsofila”, disse.
 
A juíza Fernanda Mayumi Kobayashi fez a entrega dos lápis aos alunos e destacou a importância da educação ambiental, sobretudo entre crianças e adolescentes. “A Política Nacional de Educação Ambiental, disciplinada pela Lei nº 9.795/99, prevê a necessidade de um agir articulado, envolvendo Poder Público, instituições privadas e a sociedade, em todos os níveis do processo educativo”, disse.
 
A magistrada pontuou ainda que o simbolismo na escolha de um lápis contendo sementes de plantas diversas é primoroso. “Não só por diretamente se associar ao estudo e ao aprendizado em si, mas por conectar esses estudantes com um ato de cidadania que é o plantio e o cultivo de árvores”, finalizou.
 
#Paratodosverem Esta matéria possui recursos de texto alternativo para inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição da imagem 1: foto horizontal colorida. A magistrada esta em pé falando ao microfone, vestido um terno preto. Descrição da imagem 2: Alunos, professores, secretários estão no centro da quadra com as mãos levantadas mostrando os lápis ecológicos.
 
Gabriele Schimanoski
Assessoria de Comunicação da CGJ-MT
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MATO GROSSO

MT Hemocentro abrirá neste sábado (21) para campanha especial de doação de sangue

Publicado

em

Por

O MT Hemocentro, único banco de sangue de Mato Grosso, abrirá neste sábado (21.09), das 7h30 às 12h, para uma campanha especial de doação de sangue. A ação será realizada em celebração ao Dia Mundial do Doador de Medula Óssea e tem o objetivo facilitar a doação para aqueles que não podem comparecer durante a semana.

De acordo com a diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela, cada doação de sangue pode salvar até quatro vidas. “Isso acontece porque, ao doar, o sangue é separado em hemocomponentes: plasma, concentrado de hemácias, concentrado de plaquetas e crioprecipitado. Essa separação permite que cada componente seja utilizado de forma eficaz, beneficiando até quatro pacientes em cada doação”, explicou.

Dados de julho de 2024 indicam que o MT Hemocentro e as unidades do interior do Estado realizaram mais de 30 mil coletas e processaram 64 mil bolsas de sangue. O ambulatório especializado em doenças hematológicas realizou cerca de sete mil consultas.

“A doação de sangue é um gesto de solidariedade que pode fazer a diferença na vida de muitas pessoas”, afirmou Zanela, que também ressaltou a importância de manter estoques adequados de hemocomponentes para atender à demanda no Estado.

Para se tornar um doador, é necessário cumprir alguns critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde: apresentar um documento oficial com foto, pesar mais de 51 kg, estar em bom estado de saúde, ter feito uma refeição equilibrada, ter entre 16 e 69 anos, 11 meses e 29 dias.

Os homens podem doar até quatro vezes ao ano, com um intervalo de dois meses entre as doações, enquanto as mulheres têm limite de três doações anuais, respeitando um intervalo de três meses. A coleta é de até 450 ml de sangue por sessão e recomenda-se evitar exercícios físicos e o consumo de álcool após a doação.

Para agendar a doação, os interessados podem acessar o Sistema de Agendamento do MT Hemocentro ou entrar em contato pelo WhatsApp (65) 98433-0624 (somente mensagens) e pelo telefone (65) 3623-0044, ramais 211 e 221. O MT Hemocentro atende regularmente de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h.

Para quem reside no interior do estado, as doações também podem ser realizadas nas Unidades de Coleta e Transfusão dos municípios de Juína, Juara, Colíder, Alta Floresta, Cáceres, Primavera do Leste, Barra do Garças, Sinop, Porto Alegre do Norte, Água Boa, Rondonópolis, Tangará da Serra, Barra do Bugres e Sorriso.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora