A juíza auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso (CGJ-TJMT), Christiane da Costa Marques Neves, participou do Jornal da Manhã, da rádio Jovem Pan, vestindo a camiseta com a frase “Adotar uma criança é um ato de amor”. Na entrevista, ela falou sobre os projetos da Corregedoria voltados para a Infância e Juventude.
O convite para a participação do canal de comunicação veio após o 3º Encontro Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Estado de Mato Grosso, realizado na última semana no Palácio da Justiça em parceria com o Ministério Público Estadual, sob coordenação do titular da Procuradoria de Justiça Especializada na Defesa da Criança e do Adolescente, promotor Paulo Roberto Jorge do Prado.
“Foi uma manhã prazerosa em que pude falar sobre as atividades desenvolvidas pela Corregedoria, por meio da Ceja, que permitem que a adoção e outros temas cheguem a toda população. Agradeço o convite e reforço que tanto eu quanto a equipe da CGJ e da Ceja estamos à disposição para quaisquer dúvidas”, avaliou a magistrada.
Durante a entrevista, a juíza auxiliar detalhou os trabalhos da Corregedoria por meio da Comissão Estadual Judiciária de Adoção de Mato Grosso (Ceja-MT). Informou que atualmente o Estado conta com 92 serviços de acolhimento, em sua grande maioria acolhimentos institucionais. “Nesses locais as crianças ficam ou deveriam ficar apenas um prazo absolutamente necessário para retornar às famílias ou para serem encaminhadas para a adoção”, pontuou.
A magistrada explicou que às vezes, infelizmente, um processo requer mais tempo do que o desejado, apesar de todo o empenho do Poder Judiciário. “A gente não pode deixar de cumprir prazos determinados na lei. É comum, por exemplo, o acolhimento de crianças que tem pais dependentes químicos. Às vezes é difícil encontrar o genitor para citar, pois independentemente de qualquer coisa eles têm o direito de se defender, no entanto, estão em uma situação de rua, enfim são muitos detalhes que precisamos observar e que retardam o tempo necessário”, exemplificou.
Christiane da Costa Marques Neves destacou o apoio do corregedor-geral da Justiça de Mato Grosso, desembargador Juvenal Pereira, nas diversas ações voltadas para a Infância e Juventude, como o aval dado para a criação de uma página no Instagram destinada à divulgação das ações da Comissão. “Lá nós podemos divulgar as atividades que desenvolvemos que não é só a adoção, temos programas como o Padrinhos, o Família Acolhedora, cursos e informações para os pretendes a adoção e ainda o Busca Ativa”, citou.
O Busca Ativa permite que crianças e adolescentes aptos à adoção tenham as informações pessoais, imagens e vídeos, mediante a devida autorização, publicados em uma página oficial, a @cejatjmt . “Este programa está rendendo bons frutos e crianças já estão em processo de aproximação com pretendentes”, comemorou a magistrada.
#Paratodosverem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Foto 1: A juíza auxiliar Christiane da Costa Marques posa ao lado da logo da rádio, cuja a escrita é em vermelho com as siglas JP Cuiabá. Ela veste uma calça branca e a uma camiseta azul clara com a frase “Adotar uma criança é um ato de amor”. Foto 2: Print de tela da entrevista. A juíza aparece dividindo a tela ao lado de três apresentadores.
Gabriele Schimanoski
Assessoria de Comunicação da CGJ-TJMT
Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT