Connect with us

MATO GROSSO

Juiz Luiz Felipe Lara de Souza fala sobre vida e carreira no Por Dentro da Magistratura

Publicado

em

Está no ar a nova edição do programa Por Dentro da Magistratura, com uma entrevista com o juiz Luiz Felipe Lara de Souza, titular da Segunda Vara da Comarca de São José do Rio Claro e atual diretor do Fórum. Na conversa com o desembargador Marcos Machado e com a jornalista Fernanda Fernandes, o magistrado contou sua trajetória profissional e o que pensa sobre carreira, vida e magistratura.
 
Graduado pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Mato Grosso em 2001, Luiz Felipe possui duas pós-graduações: MBA em Direito e Política Tributária e MBA em Poder Judiciário, ambas pela Fundação Getúlio Vargas. Iniciando a carreira como office boy, ele foi estagiário, atuou como advogado no setor bancário, foi assessor jurídico de alguns magistrados, até tomar posse como juiz substituto em 15 de junho de 2012. Desde então, já atuou nas comarcas de Cotriguaçú, Alto Taquari, Nortelândia, Arenápolis e São José do Rio Claro.
 
Influenciado pela mãe a optar pelo Direito na época do vestibular, o magistrado conta que ama o que faz. “Eu vivo do Direito. Eu amo o que eu faço. Isso não é demagogia, eu amo. Eu gosto de olhar os processos, eu gosto de ver, eu gosto de analisar, eu gosto de ver história por trás daquele processo, seja cível, seja criminal. Eu gosto, eu me interesso, eu me preocupo, porque a decisão judicial vai influenciar e muito a vida daquele cidadão.”
 
O magistrado conta que ingressou no Judiciário em 1998, ainda como estagiário, e que toda a experiência acumulada ao longo dos anos, antes de assumir a magistratura, foi fundamental para a sua carreira. “Isso me ajudou, e muito, na prática judiciária, na hora de decidir, na hora de fazer as audiências, presidir as audiências, presidir os júris. Me ajudou muito na hora de atender as partes, de conversar com o advogado. Essa minha formação me ajudou muito na prática para que eu não tivesse tanto receio, tanto medo, tanta preocupação.”
 
Na entrevista, o juiz Luiz Felipe conta algumas iniciativas que desenvolveu ao longo da carreira, em trabalhos em relação ao sistema prisional, regularização fundiária, ações relacionadas ao Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo (GMF), entre outros assuntos.
 
“Eu não posso dizer que eu sou um juiz bom porque eu julgo todos os processos que me são distribuídos. Me desculpe quem pensa assim, eu não penso assim. Eu serei um juiz bom a partir do momento que eu julgo
com qualidade, de forma adequada, mas que gera para a pessoa que recebe aquela decisão uma satisfação.”
 
Luiz Felipe falou ainda sobre a importância da vida fora do Judiciário, ao lado da família e dos amigos, e da importância que os hobbies, como o futebol e o xadrez, ocupam na vida dele.
 
O programa Por Dentro da Magistratura, produzido pela Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT), com apoio da Coordenadoria de Comunicação do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), tem como proposta conhecer experiências e condutas de magistrados a partir de situações pessoais durante a carreira, além de suas opiniões e escolhas e relacionamentos pessoais, institucionais e sociais, com o objetivo de transmitir tudo isso, na forma de orientação ou recomendação, a magistradas e magistrados.
 
 
Leia matérias correlatas:
 
 
 
 
#ParaTodosVerem – Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Peça publicitária colorida. Na lateral esquerda o ícone de play acompanhado do texto: /tjmtoficial. Na parte superior central o logo do Programa Por Dentro da Magistratura e a foto do juiz Luiz Felipe Lara de Souza, acompanhados do texto: Juiz Luiz Felipe Lara de Souza Assista agora! 27º Episódio. Assina a peça o logo do Poder Judiciário de Mato Grosso.
 
Lígia Saito
Assessoria de Comunicação
Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT)
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Dia da Árvore: população pode pegar mudas de árvores em empresas, shoppings e órgãos públicos

Publicado

em

Por

Em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado no dia 21 de setembro, o Programa Verde Novo, do Poder Judiciário de Mato Grosso, está promovendo ações de distribuição de mudas em empresas, shoppings e órgãos públicos de Cuiabá para que a população pegue mudas de árvores nativas e frutíferas e plantem onde quiserem. 
 
Nesta quinta-feira (19 de setembro), foram distribuídas mudas na Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), Senai e Justiça Federal. Ao todo, serão distribuídas mais de 3 mil mudas. 
 
Nessa sexta-feira (20 de setembro), serão distribuídas 300 mudas de jatobá, aroeira, ingá, gonçaleiro e ipê na empresa Carvalima, localizada no Parque Cuiabá, na Capital. 
 
No Shopping Estação também haverá distribuição de 500 mudas aos clientes que estiverem passando pelo centro de compra, no piso G2. Para o gerente de marketing, Deucimar Serra, celebrar o Dia da Árvore em parceria com o Programa Verde Novo é muito gratificante. “Essa ação é de grande importância para o processo de expansão da arborização da nossa cidade e melhoria da qualidade de vida da população. Receber o projeto aqui no shopping acaba facilitando para muitas pessoas que têm interesse em receber mudas de árvores”, destaca. 
 
No Pantanal Shopping, a distribuição será nos dias 20 e 21, das 13h às 21h, na Sala da Sustentabilidade, no piso 1, e no Fraldário, localizado no piso 2, com 500 exemplares de amora, acerola, goiaba e ipê. 
 
A ação tem como finalidade mobilizar a sociedade para o plantio e manutenção de árvores na Capital, visando alcançar índices de arborização satisfatórios que contribuam para a melhoria da qualidade de vida da população, através da redução da sensação térmica e do aumento da umidade relativa do ar. 
 
A gerente de marketing, Daniela Rossi, destaca que “o respeito ao meio ambiente é algo presente em nossa rotina e operações, o que é, posteriormente, transmitido aos lojistas, buscando atender todo o nosso entorno. O Dia da Árvore é apenas uma de várias ações que realizamos para o público, com a visão de que, aos poucos, cada um pode fazer a diferença. O projeto Verde Novo é mais uma vez um grande parceiro. Todos estão convidados para participar”. 
 
#Paratodosverem 
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição de imagem: foto vertical colorida da distribuição de mudas na Sefaz, com uma mulher pegando uma muda que é entregue por um rapaz. Há paredes azuis e teto branco da repartição pública, com uma fila de pessoas escolhendo suas mudas, que estão no chão. 
 
Mylena Petrucelli 
Coordenadoria de Comunicação Social do TJMT 
imprensa@tjmt.jus.br
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora