Os judocas Arthur Silva e Érika Zoaga, beneficiários do projeto Olimpus MT da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), são medalhistas paralímpicos nos Jogos de Paris 2024. Os dois conquistaram as medalhas de ouro e de prata, respectivamente, na manhã deste sábado (07.09).
Arthur derrotou um britânico na categoria 90 kg, enquanto Érika foi superada por uma atleta ucraniana na categoria 70 kg e garantiu a medalha de prata para Mato Grosso e o Brasil. Ambos são da classe J1 do judô para atletas cegos.
Essa é a quarta participação de Arthur, que representou o Instituto dos Cegos do Estado de Mato Grosso (ICEMAT), em Paralimpíadas e sua primeira medalha. Já Érika, que é da Associação Rondonopolitana de Deficientes Visuais (ARDV), está em sua primeira edição dos Jogos Paralímpicos.
“É muito orgulho! Parabenizo demais a Érika e o Arthur, que colocaram nosso Estado e pais no pódio do maior evento esportivo paralímpico do mundo. Chegamos com muita força para essa edição dos Jogos Paralímpicos. Eles são dois gigantes no tatame! Essa conquista só mostra o tamanho da força de Mato Grosso no paradesporto e que estamos no caminho certo com eficiência de incentivos”, celebrou o secretário da Secel, David Moura.
Com suas conquistas, os atletas não só garantem o Prêmio Olímpico do Governo do Estado pela participação nas Paralimpíadas, mas também o Prêmio Medalhista Olímpico pela medalha conquistada.
Assim como Ana Vitória, medalha de prata durante as Olimpíadas de Paris, cada um dos medalhistas receberá R$ 130 mil do Governo de Mato Grosso.
Arthur e Érika fazem parte da delegação paralímpica de judô brasileiro e confirmaram seu favoritismo ao conquistar medalhas paralímpicas, após um ciclo repleto de vitórias que antecederam os Jogos de Paris, que foram essenciais para o ranking mundial e classificação para a competição.
Até o momento, o Time Brasil Paralímpico tem 80 medalhas conquistadas.
Prêmio Olímpico
O Governo de Mato Grosso oferece prêmios como incentivo aos atletas, paratletas, atletas-guias e técnicos convocados para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos. O Estado garante o pagamento de R$ 30 mil para cada atleta e paratleta de Mato Grosso classificado para as competições mundiais. Para os técnicos convocados, a premiação é de R$ 10 mil. Medalhistas olímpicos recebem R$ 100 mil, independentemente da cor da medalha, enquanto técnicos medalhistas recebem R$ 30 mil.
Durante as Olimpíadas 2024, também representaram Mato Grosso em Paris, Lissandra Campos (salto em distância), Isadora Lopes (rugby feminino), Almir Júnior (salto triplo), Ana Sátila (canoagem shalom), Caroline Santos (taekwondo) e Yasmim Soares (rugby feminino).
A comunidade da Escola Estadual Professora Neide Enara Sima, em Nova Monte Verde (a 944 km de Cuiabá), criou o projeto “Adote uma Nascente – Águas do Futuro” para recuperação das fontes de água de rios e córregos do município.
Criado neste ano, o projeto surgiu de forma interdisciplinar nas matérias eletivas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza com o objetivo de identificar e caracterizar as principais fontes causadoras de impactos ambientais nas nascentes urbanas e rurais do município, em um raio de 10 quilômetros ao redor da escola.
“A escola foi além da identificação das áreas degradadas e da criação de um banco de dados. Com o envolvimento de 60 alunos do ensino fundamental e médio, iniciamos a recuperação da vegetação ciliar em 100% das áreas aderentes ao projeto e já temos mais de 100 mudas de árvores plantadas crescendo de forma vistosa. Ano que vem vamos dobrar essa quantidade”, explicou a coordenadora do projeto, professora Patrícia Inácio Passos.
A professora comentou também que a promoção da consciência ambiental, iniciada por 60 estudantes do projeto, agora atinge os demais 488 alunos da escola. “Nosso objetivo para 2025 é engajar 100% das turmas do ensino médio, além de estender o projeto às salas anexas que ficam fora do perímetro urbano”, completou.
Para iniciar a recuperação ambiental das fontes de água, o projeto baseou-se nas orientações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e no apoio da gestão escolar, da coordenação pedagógica e dos demais professores.
“Me sinto em uma experiência diferente vendo na prática que estamos ajudando a natureza a se recuperar. Estamos deixando um impacto positivo e um bom exemplo. Demonstramos que pequenas atitudes, como a de plantar uma muda de árvore, podem ajudar o meio ambiente a se equilibrar”, disse a estudante Rafaela Rubi Moreira Marcon, de 17 anos.
Já a aluna Lorena Colnaghi Bazani, de 18 anos, avaliou que o projeto a fez “entender melhor como a preservação das nascentes afeta tudo ao nosso redor”.
“Participar do projeto foi uma experiência transformadora. Senti-me privilegiada em fazer parte de uma iniciativa tão importante para o futuro da nossa cidade e do planeta. Plantar cada árvore foi um ato de esperança e um compromisso com a sustentabilidade”, comentou também a estudante Rafaela Rubi Moreira Marcon, de 18 anos.
De acordo com o diretor da escola, professor Valdinei de Oliveira Prado, as iniciativas têm sua importância por promover o protagonismo juvenil na resolução de problemas do meio ambiente, principalmente no contexto da degradação ambiental de nascentes.
“Estamos realizando uma aprendizagem diferenciada que vai estimular as potencialidades dos nossos jovens e crianças, além de contribuir no contexto socioambiental em que vivem”, concluiu.