Connect with us

MATO GROSSO

Judiciário realiza diagnóstico de saúde do público interno para traçar estratégias de atendimento

Publicado

em

O Poder Judiciário de Mato Grosso está dando um importante passo em direção ao bem-estar do público interno. A pedido da Presidência do Tribunal de Justiça (TJMT), a Coordenadoria de Auditoria Interna do Tribunal de Justiça (CAud/TJMT) está preparando um diagnóstico da saúde física e emocional de magistrados(as) e servidores(as). Com esse mapeamento, a Administração irá traçar as melhores estratégias para atender aos anseios das pessoas que atuam no Judiciário.
 
A iniciativa é extremamente importante, pois o bem-estar do público interno é fundamental para o bom funcionamento do Poder Judiciário. O diagnóstico irá permitir que a Administração conheça as principais causas de absenteísmo de servidores(as) e magistrados(as), seus anseios e dificuldades e, assim, possa promover ações que visem à melhoria da qualidade de vida no ambiente de trabalho.
 
Para executar essa demanda, a CAud, em conjunto com a Coordenadoria de Recursos Humanos (CRH), Vice-Diretoria-Geral e Diretoria-Geral, irá se subsidiar dos trabalhos de uma consultoria para realizar o levantamento referente à saúde do público interno. Para a coleta de dados, a CAud lançará mão de entrevistas, questionários, dentre outros elementos que possam auxiliar o relatório final que tem previsão de entrega em 30 dias.
 
No TJMT, a Coordenadoria de Auditoria Interna, com fundamento nas Resoluções 308/2020 e 309/2020 do CNJ, é responsável por garantir a transparência e a eficiência dos processos administrativos do Poder Judiciário em Mato Grosso. Sua atuação é fundamental, principalmente em face das ações preventivas dos processos e fluxos das áreas administrativas, quando da análise da sua conformidade, com a identificação de possíveis erros ou irregularidades que possam comprometer a lisura do sistema.
 
Ressalta-se que o diagnóstico da saúde física e emocional do público interno vem ao encontro do que estabelece a Resolução n. 207/2015, do Conselho Nacional de Justiça, que instituiu a Política de Atenção Integral à Saúde de magistrados(as) e servidores(as).
 
No âmbito do Judiciário Mato-Grossense, foi instituído o Comitê Local de Atenção Integral à Saúde, em 2017, atualmente presidido pelo desembargador Gilberto Giraldelli, o qual possui, dentre seus objetivos, fomentar os programas, projetos e ações vinculados à política de atenção à saúde de magistrados(as) e servidores(as).
 
Ao entender como se encontra a saúde física e emocional de servidores(as) e magistrados(as), a Administração poderá criar políticas e ações que visem à melhoria do ambiente de trabalho e, consequentemente, aprimorar a qualidade de vida e o bem-estar de seu público interno, o que refletirá na melhoria da prestação jurisdicional.
 
Alcione dos Anjos
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MATO GROSSO

O STF, o Júri e a Vida

Publicado

em

Por

A vida é o bem supremo e a base de todos os direitos humanos. No Brasil, onde o número de homicídios é alarmante, a proteção à vida não pode ser apenas um ideal, mas uma ação concreta e urgente. Cada vez que uma pessoa é assassinada, a humanidade é ferida e a estrutura social, abalada. O Tribunal do Júri, composto por cidadãos comuns, desempenha um papel crucial ao ser o espaço onde a sociedade reafirma seu compromisso com a defesa e proteção da vida.
 

Fonte: Ministério Público MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora