MATO GROSSO

Judiciário mato-grossense é parceiro em projeto escolar que valoriza a cultura quilombola

Publicado

em

Com a parceria do Poder Judiciário de Mato Grosso, a Escola Estadual de Educação Básica Professor Antônio Cesário de Figueiredo Neto realizou o projeto ‘Vozes Ancestrais’. A iniciativa, realizada em 26 de novembro, destacou a importância da cultura afro-brasileira e quilombola na formação da identidade nacional. O trabalho teve como foco a valorização e o respeito pelas culturas dos povos originários, promovendo o diálogo intercultural para combater preconceitos e construir uma cidadania mais crítica e consciente.
 
Na ocasião o Poder Judiciário de Mato Grosso, facilitou o transporte dos alunos para visita ao Quilombo Mata Cavalo, na Escola Estadual Tereza Conceição de Arruda, na realização do evento final. De acordo com a magistrada, essa colaboração reforça o compromisso do Judiciário em promover a igualdade racial e contribuir para ações que valorizem a diversidade cultural, especialmente no contexto educativo.
 
Renata explica ainda que “a iniciativa demonstra o impacto transformador de parcerias interinstitucionais na formação de uma sociedade mais justa e inclusiva, reafirmando a importância de projetos que dialoguem com as realidades históricas e culturais do Brasil.”
 
O projeto, idealizado pelo diretor da escola, Vagner Montanha Sousa Morais, em parceria com professores, servidores e alunos, atendeu às diretrizes das Leis 10.639/03 e 11.645/08, que incluem o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena no currículo escolar. Entre as ações realizadas, destacou-se o intercâmbio cultural com os alunos quilombolas da Escola Estadual Tereza Conceição de Arruda, no Quilombo Mata Cavalo, em Nossa Senhora do Livramento. Este momento proporcionou uma troca de experiências única e aproximou os estudantes da riqueza cultural e histórica do povo quilombola.
 
O evento na escola Cesário Neto contou com apresentações culturais e exposições de trabalhos desenvolvidos pelos alunos. A programação ofereceu uma verdadeira imersão nas raízes e tradições quilombolas, celebrando a diversidade e a ancestralidade como elementos essenciais da formação brasileira.
 
A servidora do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) Ceila Mônica Silva Ferraz Alencastro também participou do evento durante a primeira fase, que fazia referência aos povos originários.
 
Descrição das fotos. Imagem 1 – Foto Colorida. Mulher em pé fala ao microfone. Ela tem cabelos lisos, pele retinta, usa calça azul e blusa branca. Imagem 2 – Foto de meninas e meninos vestidos com uniforme da dança Siriri. Os meninos estão em pé e seguram chapéu com a mãe direito. As meninas estão sentadas com mão na cintura. Imagem 3 – Homem e mulher estão em pé um ao lado do outro. Eles seguram uma camiseta com imagem representativa do projeto Vozes Ancestrais.
  
Assessoria de Comunicação
Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Copyright © 2022 Oeste News