O Tribunal de Justiça de Mato Grosso lançou um vídeo de conscientização sobre os tipos de violência contra a mulher, alertando para os sinais e a importância de denunciar a qualquer tempo.
No vídeo, que já está sendo veiculado em canais de TV aberta em Mato Grosso, os telespectadores e as telespectadoras são orientados a identificar todas as formas de violência contra a mulher.
As imagens mostram mulheres vivenciando diversas situações de violência praticadas por seus parceiros, enquanto o texto verbal, com legenda e tradução em libras para garantir acessibilidade, faz uma reflexão sobre o tempo e as mudanças que nós esperamos que ele traga.
Mas o vídeo faz o alerta de que o tempo não espera e, muitas vezes, não há outro momento para mudança que não seja o agora.
“Salvar sua vida não deve ser uma questão de tempo. Denuncie enquanto é tempo, a qualquer tempo. Ligue 190”, diz trecho do vídeo.
Veja exemplos de violência abordados:
Violência psicológica: ameaças, constrangimento, humilhação, isolamento.
Violência sexual: estupro, forçar atos sexuais, prostituição, casamento, gravidez ou abordo.
Violência patrimonial: controle do dinheiro, extorsão, furto, não pagamento de pensão.
Violência física: espancamentos, lesões, estrangulamento, tortura.
Violência moral: difamação, acusações, críticas mentirosas, desvalorização, exposição íntima.
O produto audiovisual é um trabalho realizado em parceria entre o Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Corregedoria-Geral da Justiça, Assembleia Legislativa de Mato Grosso e Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar no âmbito do Poder Judiciário (Cemulher).
#Paratodosverem
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição de imagem: arte digital colorida na cor roxa. Ao centro a imagem de um relógio e ao fundo as cenas de mulheres sofrendo violência. À esquerda o texto “salvar sua vida não deve ser uma questão de tempo” e à direita um pequeno quadrante “denuncie 190”. Assinam a peça os logos do Poder Judiciário, da Corregedoria, da Cemulher e da Assembleia Legislativa.
Mylena Petrucelli
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT