Connect with us

Cuiabá

Jovens cuiabanos encontram oportunidades e independência financeira com o Qualifica Juventude

Publicado

em

“Estou atendendo clientes até nos fins de semana, nunca imaginei que isso aconteceria. Graças ao curso de design de sobrancelhas, estou conseguindo ganhar meu próprio dinheiro, comprar minhas coisas e montar meu salão. Eu só agradeço à Prefeitura de Cuiabá por esse incentivo; mudou a minha vida”, foi assim que Crislaine Silva, de 21 anos, expressou sua gratidão com o curso de design de sobrancelhas e depilação egípcia, ministrado pelo Qualifica Juventude, programa oferecido pela Prefeitura de Cuiabá, sob a gestão da Secretaria Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico (SMATED).

Assim como Crislaine, 380 jovens se profissionalizaram em 2023 através do Qualifica Juventude, iniciativa idealizada pela primeira-dama Márcia Pinheiro, que visa reduzir o desemprego em Cuiabá, promovendo a independência financeira. “O Qualifica veio para ajudar os jovens na busca por uma renda melhor, melhores condições de empregabilidade e para prepará-los para o mercado de trabalho. No ano que vem, o projeto vai avançar muito mais! Vamos qualificar a nossa juventude e lançar uma grande quantidade de cursos nas mais diversas áreas de atuação”, afirmou Karoline Moraes, coordenadora do Qualifica Juventude.

Os workshops englobaram diversas áreas de atuação profissional, nas especialidades de assistente de marketing e vendas, cerimonial e protocolo para eventos, design de sobrancelhas, depilação egípcia, empreendedorismo digital, excelência em atendimento e vendas, informática básica (módulo 1 ao 4), inglês básico aplicado aos serviços turísticos, marketing em mídias digitais e redes sociais, Qualidade no Atendimento ao Cliente (módulo 1 e 2), qualidade no atendimento ao cliente, técnicas de maquiagem, técnicas para bartender, tranças, aperfeiçoamento para camareiro(a), língua brasileira de sinais (libra) e boas práticas de manipulação de alimentos.

Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac-MT), os cursos do ‘Qualifica Juventude’ 2023 proporcionaram qualificação e inclusão no mercado de trabalho para jovens entre 15 e 29 anos. “Foram realizados diversos cursos em mais de 10 bairros da Capital. E esse trabalho não termina aqui; em 2024, já temos planos para dar continuidade a esse programa lindo e de muita importância que a Prefeitura de Cuiabá vem realizando para os jovens cuiabanos”, pontuou Edson Dahmer da Silva, diretor regional do SENAC/MT.

Rafaela dos Reis formou-se no curso de design de sobrancelhas realizado na Associação Seara de Luz e aproveita o fim de semana para fazer uma renda extra. “Eu aprendi muito no curso; a professora era muito paciente, explicava quantas vezes fosse preciso para não ficarmos com dúvidas. Agradeço muito, estou aproveitando para fazer um dinheiro extra no fim de semana, atendo minha família, meus amigos, algumas conhecidas de outras amigas; cada cliente vai indicando meu trabalho e a clientela vai aumentando. Estou muito feliz”, disse Rafaela.

“A gestão Emanuel Pinheiro investe nas pessoas para que tenham oportunidades. É importante que esses jovens possam se qualificar para terem mais chances no mercado de trabalho. Oferecemos os cursos com melhor aceitação e procura nos cenários atuais. Nosso propósito é gerar alternativas por meio do conhecimento e da formação profissional”, explicou o secretário municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Após obra da intervenção do Estado na saúde, parte do teto da USF Campo Velho desaba e água ‘escorre’ do forro da unidade do Jardim Imperial

Publicado

em

Por

Na tarde desta sexta-feira (08), o teto da sala de odontologia da Unidade Básica de Saúde (UBS) Campo Velho desabou devido às fortes chuvas que atingiram a cidade. A UBS havia sido reformada no ano passado durante a intervenção do governo estadual na saúde municipal. O incidente ocorreu durante o horário de funcionamento da unidade, mas, por sorte, não havia pacientes ou funcionários na sala no momento da queda. Segundo relatos dos funcionários, o barulho do desabamento foi extremamente alto, o que causou alarme entre os presentes.

Outro problema estrutural foi observado na UBS Imperial 2, também reformada pela mesma intervenção estadual. Durante as chuvas de hoje, os funcionários notaram um vazamento intenso na sala de odontologia da unidade, onde o gesso do teto já apresenta sinais visíveis de infiltração. “O material, quando exposto à umidade, pode encharcar e aumentar de peso, correndo o risco de ceder, o que representa uma ameaça à segurança dos frequentadores e trabalhadores da unidade”, explicou José Ricardo Santana, secretário adjunto da Atenção Básica.

De acordo com o secretário adjunto, ambas as obras ainda estão no prazo de garantia, e o município irá solicitar que a empresa responsável realize os reparos necessários o mais breve possível.

Cabe lembrar que, durante o período de intervenção, o Conselho Municipal de Saúde realizou vistorias nas reformas e identificou uma série de irregularidades que deveriam ter sido corrigidas antes da entrega das unidades. Contudo, os problemas persistem e geram preocupação entre funcionários e a população atendida, que esperava que as reformas trouxessem melhorias e segurança nas unidades básicas de saúde.

A intervenção estadual na saúde do município durou de março a dezembro de 2023. Após retomar a gestão da saúde, em 2024, a equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde realizou um diagnóstico situacional onde constava todas as irregularidades encontradas nas obras realizadas pela intervenção, que foram denunciadas pelo prefeito Emanuel Pinheiro.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora