Connect with us

BRASIL

Jovem denuncia vereador de São Gonçalo (RJ) por assédio sexual

Publicado

em

Jorge Mariola, vereador de São Gonçalo (RJ)
Reprodução

Jorge Mariola, vereador de São Gonçalo (RJ)

Thayssa Guimarães, uma jovem de 25 anos que atua no setor de recursos humanos (RH) da Câmara de Vereadores de São Gonçalo , na Região Metropolitana do Rio de Janeiro , fez uma denúncia de assédio sexual contra o vereador Jorge Luiz Gasco , conhecido como Jorge Mariola, de 67 anos, filiado ao partido Podemos.

O caso teria ocorrido no dia 13 de abril nas dependências do próprio RH, na presença de outras duas pessoas.

De acordo com Thayssa, enquanto ela atendia uma pessoa, sua chefe estava atendendo o vereador. Em determinado momento, Thayssa soltou seu cabelo, que estava preso em um coque, e o vereador fez um comentário de teor sexual, insinuando que seu cabelo seria adequado para puxões durante um ato sexual oral.

Posteriormente, quando o vereador se aproximou para se despedir, ele tentou beijá-la à força, mas ela resistiu e evitou o contato.

Thayssa também revelou que o vereador possui o hábito de tentar beijar as mulheres da Câmara, e algumas delas já desenvolveram estratégias para se esquivar dessas investidas indesejadas.

A jovem decidiu denunciar o caso por não aceitar tal comportamento e por sentir-se desconfortável com a situação.

Thayssa expressou receio de retaliações por parte do vereador e até mesmo de perder o emprego, mas foi encorajada por sua família a relatar o ocorrido.

A denúncia foi registrada na Delegacia de Atendimento à Mulher de São Gonçalo , e um procedimento de apuração de quebra de ética e decoro parlamentar foi iniciado na própria Câmara.

  • O vereador Jorge Mariola , por sua vez, nega as acusações

Em seu depoimento, ele alega que possui o hábito de cumprimentar as pessoas com abraços e beijos, o que lhe rendeu o apelido de “Beijoqueiro” na Câmara de São Gonçalo.

  • Ele afirma não ter feito nenhum gesto com conotação sexual e que sua interação com Thayssa foi apenas uma brincadeira sobre cabelos

Ele ressalta que Thayssa nunca havia reclamado de seu comportamento anteriormente e que a Ouvidoria da Câmara Municipal não recebeu denúncias a seu respeito.

O caso está em investigação pela Delegacia de Atendimento à Mulher, que enviará o inquérito ao Ministério Público para análise e possível indiciamento do vereador.

Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.

Fonte: Nacional

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

BRASIL

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição

Publicado

em

Por

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição
André Braga

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição

Neste mês de setembro , o Dia Mundial do Daltonismo tem o objetivo de esclarecer alguns pontos envolvendo o distúrbio da visão, como os sinais para identificá-lo ainda na infância. De acordo com a oftalmologista Mayra Melo, o diagnóstico é crucial para garantir o suporte adequado no desenvolvimento escolar e social.

O daltonismo é conhecido como discromatopsia, sendo portanto, alteração na percepção das cores que afeta cerca de 8% dos homens e 0,5% das mulheres no mundo.

“Os pais devem observar sinais como dificuldade em distinguir cores básicas, como vermelho e verde, ou quando a criança troca frequentemente as cores ao desenhar ou colorir”, orienta Mayra.

É comum também que os pais notem uma certa preferência por roupas de cores neutras ou frequência da dificuldade em atividades que envolvam a diferenciação de cores, como jogos e brincadeiras.

“Em muitos casos, a criança pode sentir frustração ou desinteresse em atividades escolares que envolvem cores, o que pode ser erroneamente interpretado como falta de atenção ou interesse”, alerta a especialista.

O diagnóstico é feito por um oftalmologista, utilizando testes específicos como o de Ishihara, que avalia a percepção das cores. Apesar de não haver cura para a condição, o diagnóstico precoce permite que a criança seja orientada e adaptada para lidar melhor.

“O uso de ferramentas adequadas, como material escolar com contrastes fortes e a utilização de óculos ou lentes com filtros especiais, pode fazer toda a diferença no desenvolvimento acadêmico e na autoestima da criança”, afirma.

The post Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora