Um Lide dedicado ao debate do comércio de bens, serviços e turismo do Distrito Federal . Para o encontro, o convidado desta edição foi o presidente da Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, habituée dos almoços-debate sazonais promovidos pelo presidente da entidade no DF, Paulo Octávio, em torno do setor produtivo da capital federal.
Com público cada vez mais presente, debatente e imbuído de soluções e dinâmicas funcionais para seus segmentos, o anfitrião do encontro, o economista Fernando Cavalcanti, presidente da NWGroup, recebe com discrição e deferência o empresariado local em sua residência no Lago Sul. “Nossa casa sempre estará aberta para debates de relevância que favoreçam o crescimento de Brasilia” , diz Fernando.
Paulo Octávio, por sua vez, ressalta a constante sinergia entre governo com a sociedade civil organizada e a importância desse relacionamento para o DF. Ao apresentar o convidado, ele pontua: “São ao menos 300 mil pessoas vinculadas ao comércio no DF” , lembrando que a Fecomércio responde por mais de 50% do PIB do DF, envolvendo 200 mil empresas e 28 sindicatos patronais.
Sócias da NWGroup em Brasília, Carol Mendes e Tainah Mello se esmeram na produção do almoço. Com catering assinado por Unique Buffet, o menu do almoço é sempre uma atração. Steak tartare em cestinhas de parmesão, espetinho de camarão com banana da terra para entrada. Salmão com trilogia de batatas rústicas como opção de prato principal e rodelas de abacaxi folhadas em calda de canela sem açúcar. Na sobremesa. O vinho: Châteauneuf-du-Pape. Clássico da sofisticação.
Ao assumir o imponente palco do Lide, José Aparecido trouxe conquistas, dados, premiações e projetos expressivos junto ao Senac-DF, Sesc-DF, Instituto Fecomércio, e seus respectivos diretores Victor Correa, Valcides Araújo e Regina Malheiros.
“Juntos nos tornamos fortes porque nós planejamos a médio e longo prazo. Nos reaproximamos da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e estamos fazendo investimentos grandiosos no Distrito Federal. Nos reconectamos com embaixadas, poderes, imprensa, empresas e temos um Sistema unido.”
Dentre as obras citadas da CNC, a construção de um hotel e de um restaurante no Setor Hoteleiro Norte, um hospital na L2 Sul e um Centro de Distribuição no SIA. Em parceria com a secretária de Educação, Helvia Paranaguá, o Senac-DF por meio do Programa de Cursos Técnicos diplomará mais de 3,2 mil alunos, e a meta é chegar a 10 mil até 2027. Sem contar a revitalização da Casa de Chá, obra de Oscar Niemeyer de enorme sucesso na comunidade.
No Sesc-DF, além do êxito do Mesa Brasil, um grande feito: a descentralização da cultura do eixo Plano Piloto, com a realização de shows em cidades como Ceilândia, Guará, Planaltina e Gama. José Aparecido também relembrou grandes eventos, como o palco móvel na Concha Acústica, os 30 dias de festa junina pelo DF, o Festival de Inverno e a expansão do turismo com mais de duzentas atividades em seu portfólio.
Um dos pontos altos foi o reconhecimento de José Aparecido às mulheres. A exemplo de Rose Rainha, superintendente do Sebrae-DF; Janete Vaz, co-fundadora do Sabin; Janine Brito, presidente do Lide Mulher. “Quero agradecer as mulheres do DF. Elas representam 52% da população do DF. Saudação às grandes empresárias, as quais respeito e admiro. Muito bom tê-las atuando pela nossa cidade”. Representantes do empresariado feminino foram homenageadas com flores.
Antes de se despedir, Jose Aparecido agradeceu a presença do governador Ibaneis e a sua disponibilidade junto à demanda dos empresários. “Com o senhor evitamos a burocracia. O senhor nos atende e é por isso que o DF está batendo recorde de arrecadação. Porque quando há diálogo todos ganham e a população é a grande beneficiada de tudo isso” .
No palco, Ibaneis finaliza: “O empresariado acredita na cidade, a população também. Os dados colocados hoje nas áreas de segurança, educação e qualificação demonstram a força da parceria efetiva. Venho da iniciativa privada e tive que aprender muito, mas graças a Deus temos tido um resultado positivo. Avançamos na infraestrutura, educação e na defesa da sociedade. Quero me colocar ao lado de quem quer o bem de Brasília” .
“É enriquecedor, hoje não precisamos mais sair de Brasília para usar qualquer tipo de serviço, como consumo e saúde. Temos tudo de alta qualidade e nos tornamos o entreposto comercial para o Centro-Oeste” , encerra Paulo Octávio.
Confira alguns cliques do evento pelas lentes de Celso Junior:
Veja quem compareceu ao Lide pelos cliques de Rayra Paiva:
Sueli Rodrigues, Fábio de Carvalho e Leonardo Ávila
Sueli Rodrigues e Leonardo Ávila
Henrique Severien
Jorge Arruda e Paulo Henrique Costa
Ibaneis Rocha e Fernando Cavalcanti
Izalci Lucas, Caio Barros e Ibaneis Rocha
Paulo Henrique Costa e Izalci Lucas
Janine Britto
Izalci Lucas
Luiz Afonso de Medeiros, Ruy Coutinho e Fábio de Carvalho
Antônio Filho, Herbert Serralha e Luiz Afonso de Medeiros
Márcio Faria Jr e Luiz Domenico
Fábio Mendes e Paulo Muniz
Gen. Eschiletti, Rodrigo Nogueira e Valério Stumpf
Paulo Muniz e Romero Jucá
Gustavo Alvares, Adalberto Jr e Pedro Ávila
Alexandre Costa, Afonso Assad e Sandra Barbosa
Sérgio Graça, Lucas Martins e Ramon Rocha
Ovídio Maia e Alexandre Costa
Fernando Gutierrez e Fernando Leite
Nara Ayres Britto, Janine Brito e Elma Sousa
Virgínia Guimarães, Beatriz Guimarães, Roberta Castro e Nara Ayres Britto
Marcella Athayde e Elany Leão
Elma Sousa e Renata La Porta
Juliana Sabino, Carol Mendes, Fernanda Sabino e Tainah Mello
Samuel Queiroz e Raquel Santiago
Janete Brito e Juliana Monici
Rose Rainha e Ney Ferraz
Inácio Magalhães e Sérgio Roberto
Frederico Candian e Giselle Ferreira
Carlos Jacobino, Juliana Pimentel e Agaciel Maia
Edson de Castro e Sebastião Abritta
Katia Cubel, Talal Abu-Aallan e Chico Vigilante
Valcides Araújo, Caetana Franarin e Katia Jorge
Regina Malheiros, Joaquim Santos e Vitor Correa
Bené Oliveira e Juliana Sabino
Carol Mendes, Cláudia Pereira e Paula Santana
Herbert Serralha e Luiz Afonso de Medeiros
Frederico Candian, Felipe Belmonte e Juliana Pimentel
Jurandir Pizani, Fábio de Carvalho e Giselle Ferreira
Jurandir Pizani, Fábio de Carvalho, Frederico Candian e Felipe Belmonte
Ibaneis Rocha
Paulo Octávio, Fernando Cavalcanti, Ibaneis Rocha e José Aparecido Freire (2)
Paulo Octávio, Fernando Cavalcanti, Ibaneis Rocha e José Aparecido Freire (1)
Fernando Cavalcanti, Ibaneis Rocha, Ney Ferraz e Paulo Octávio
Ruy Coutinho, Jorge Arruda, Paulo Octávio e Wellington Luiz
Carol Mendes, Janine Brito, Fernanda Sabino e Juliana Sabino
Jurandir Pizani e Paulo Octávio
Fernando Leite, Jamil Suaiden e Valentina Suaiden
Rafael Badra e Paula Santana
Paula Santana, Rose Rainha, Virgínia Guimarães e Beatriz Guimarães
Daniel Cambraia, Fernando Cavalcanti e Eduardo Pellaro
Paula Santana, Felipe Belmonte, Paula Belmonte e Beatriz Guimarães
Lucas Cunha e André Kubitschek
Luiz Afonso de Medeiros e André Kubitschek
Alberto Martins, Paulo , Gabriela De Paula, Lopes, Sandra Rodrigues e André Kubitschek
Paulo Lopes, Sandra Rodrigues, Tainah Mello, Gabriela De Paula e Alberto Martins
Cheila Wobido e Camila Magalhães
Felipe Belmonte, Paula Belmonte, Wellington Luiz, Beatriz Guimarães e Ruy Coutinho
Paula Belmonte e Felipe Belmonte
Paula Belmonte, Raquel Carvalho, Janine Brito e Roberta Castro
Alexandre Bitencourt, Bernardete Martins e José Aparecido Freire
Nathalia Pimenta da Veiga e Pedro Pimenta da Veiga
Giselle Ferreira, Janine Britto e as novas integrantes do Lide Mulher
Novas integrantes do Lide Mulher ao lado de José Aparecido, Janine Britto, Ibaneis Rocha, Giselle Ferreira e Paulo Octávio
Samanta Sallum, Ana Dubeux, Ana Maria Campos e Denise Rothenburg
Faltando apenas 12 dias para as eleições para a seccional de Mato Grosso da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT), a disputa ganha contornos de extrema emoção com o pleito mais disputado da história. É o que aponta pesquisa do instituto Índice Pesquisas, contratada pelo portal de notícias FOLHAMAX, revela que o candidato de oposição lidera a disputa.
Na segunda posição, estão tecnicamente empatadas a atual presidente Gisela Cardoso e a advogada Xênia Guerra, que representa uma divisão do atual grupo que comanda a entidade. A amostra foi realizada proporcionalmente com juristas do Estado.
Na modalidade espontânea, onde os nomes dos candidatos não são apresentados ao eleitor, o advogado Pedro Paulo foi o mais lembrado, com 24%, mas com uma diferença de apenas meio ponto percentual, já que a atual presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, foi apontada por 23,5% dos entrevistados. Xênia Guerra aparece como intenção de voto de 18% dos juristas, enquanto Pedro Henrique teve o nome apontado por 1,5%. Segundo a pesquisa, 32,5% estão indecisos ou não votarão em nenhum e 0,5% citaram outros nomes.
Já na modalidade estimulada, onde os nomes dos postulantes à presidência da OAB-MT são divulgados ao eleitorado, Pedro Paulo abre uma distância maior, com 32,5%, contra 28% de Gisela Cardoso. Xênia Guerra aparece na terceira colocação, com 24%, enquanto Pedro Henrique registrou 3% dos entrevistados e outros 12,5% não souberam responder.
O Índice também projetou os votos válidos. Pelo cálculo, Pedro Paulo tem 37%; Gisela 32%; Xênia 27,5% e Pedro Henrique 3,5%.
O instituto ouviu 836 advogados, entre os dias 30 de setembro e 5 de novembro, por telefone. A pesquisa tem margem de erro de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. Não foi realizada amostragem sobre a rejeição aos candidatos. A eleição da OAB-MT será online, no dia 18 de novembro, das 9h às 17h, no horário de Cuiabá.