Connect with us

MATO GROSSO

Jogos dos Estudantes Militares de 2024 começam em Lucas do Rio Verde

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) abriu, na noite desta sexta-feira (15.11), a terceira edição dos Jogos dos Estudantes Militares da Rede Estadual de Ensino, em Lucas do Rio Verde. A largada foi dada pelo vice-governador Otaviano Pivetta, com uma tocha sendo acesa simbolizando o início das competições.

São 28 escolas estaduais militares de 23 cidades de Mato Grosso participando das competições em sete modalidades, como natação, robótica, xadrez, corrida, etc. Cerca de 800 estudantes participam da competição.

“Preciso dizer que vocês nos orgulham pelo comportamento, pelo valor que dão ao comportamento cívico”, disse o vice-governador na abertura.

Os jogos começaram na manhã deste sábado (16.11) na Escola Estadual Militar Tiradentes. Estudantes de cidades como Cuiabá, Várzea Grande, Nova Xavantina, Juína, Cáceres, entre outras, chegaram ao município de Lucas do Rio Verde na quinta-feira (14.11) e estão hospedados nas próprias escolas militares da cidade.

O secretário adjunto Executivo da Seduc, Amauri Monge Fernandes, explicou que atualmente há 30 escolas militares.

“Provavelmente, no ano que vem teremos mais. Além disso, a Assembleia Legislativa votou a favor do projeto do Governo, lançando as escolas cívico-militares, similares às escolas militares”, disse.

O prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz, agradeceu ao Governo do Estado pela oportunidade de sediar os jogos militares de 2024 na cidade. “Ver esse cenário com os alunos com determinação, respeito e disciplina nos enchem de orgulho. Que todos vocês sejam muito bem-vindos, sintam-se abraçados por nossa querida e amada Lucas do Rio Verde”, finalizou.

Também participaram da abertura oficial o suplente de senador Mauro Carvalho; o secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso, David Moura; o comandante-geral da Polícia Militar, cel. Alexandre Corrêa Mendes; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, cel. Flávio Glêdson; a coordenadora das escolas militares de Mato Grosso, tenente cel. Nágila, entre outras autoridades.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Secretário de Desenvolvimento Econômico de MT destaca avanços da cadeia pecuária em painel da COP 29

Publicado

em

Por

“Mato Grosso tem sido referência de um agronegócio sustentável, com 60% do seu território preservado e isso é um compromisso do Estado. Nossa pecuária avançou nos últimos anos na questão de rastreabilidade de sua cadeia, o que gerou mais transparência para o setor. Esse é um trabalho que começou em 2022 com um grupo de trabalho que busca soluções e melhorias para o tema”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, César Miranda, na 29ª Conferência das Nações Unidas Sobre Mudança Climática (COP 29).

O secretário representa o Governo de Mato Grosso na COP 29, na cidade de Baku, no Azerbaijão, e foi um dos painelistas com o tema “Rastreabilidade da Cadeia Pecuária”. A conferência teve início no dia 11 de novembro e vai até o dia 22 de novembro.

No painel foram abordadas práticas inovadoras e sustentáveis para o setor pecuário com foco na mitigação dos impactos mundiais da cadeia econômica.

“Mato Grosso é uma referência e exerce esse lugar de porta voz por suas ações e parcerias que fortalecem seu sistema de rastreamento da produção de carne, o qual não só combate o desmatamento ilegal, mas garante a qualidade e segurança do produto exportado para os mercados globais. A rastreabilidade também nos permite avaliar e melhorar as práticas de manejo para reduzir o impacto ambiental. O uso de dietas que reduzem as emissões de metano, por exemplo, é uma das tecnologias que o Brasil está incentivando no setor”, explicou o secretário.

Além disso, o secretário mencionou o Plano ABC (Agricultura de Baixa Emissão de Carbono), que tem incentivado práticas agropecuárias sustentáveis, como o plantio direto e a integração lavoura-pecuária-floresta.

No ano de 2023, foram exportadas 453 mil toneladas de carne bovina, totalizando U$1,9 bilhão, sendo os principais países compradores China, Egito, Emirados Árabes Unidos, Chile, Estados Unidos, Filipinas, Rússia, Itália, Arábia Saudita e Países Baixos. Mato Grosso foi responsável por 22,3% das exportações de carne do Brasil em 2023.

A estrutura sustentável de produção e a qualidade são os principais atrativos para as nações que compram de Mato Grosso, sendo um reflexo do trabalho desempenhado no estado.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora