Equipes policiais da Cuiabá e do interior do estado estiveram reunidas na manhã desta quinta-feira (26.10), para abertura oficial da 11ª edição dos Jogos da Polícia Civil, no ginásio Verdinho, em Cuiabá. A abertura do evento foi marcada pela competição de futsal, masculino e feminino, porém os jogos iniciaram desde quarta-feira (25) com a competição de voleibol, masculino e feminino.
Nos próximos dias, as equipes estarão em uma disputa acirrada nas modalidades futebol society, voleibol de quadra, voleibol de areia, futevoley natação, xadrez, bozó, truco, tênis de quadra, futsal, atletismo, ciclismo MTB, basquetebol, finalizando com a tradicional competição de tiro.
Na abertura do evento, todos os presentes fizeram um minuto de silêncio em homenagem ao investigador de Lucas do Rio Verde, Anderson Lauro Ferreira a Silva, que faleceu no último domingo (22.10).
Antes de dar o pontapé inicial que marca a abertura da competição, a delegada-geral, Daniela Silveira Maidel, agradeceu todos que participam e se dedicam para a organização do evento, destacando as equipes do interior do estado que se desdobram para participar da competição, que já é uma tradição da Polícia Civil.
“Os jogos procuram não só incentivar o lado físico e a saúde, mas têm objetivo maior, que é a integração entre os policiais, neste momento de descontração, que nós podemos relaxar um pouco do cotidiano tão corrido, tão tenso e com tantas dificuldades, espero que esses próximos dias sejam de muita alegria e confraternização entre as equipes”, disse.
Integrante da equipe da Regional de Rondonópolis, a investigadora de Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf), Fabiana Moreira, destacou que os Jogos da Polícia Civil marcam um momento muito esperado no ano, por todos os servidores.
“Além de estarmos competindo, estamos revendo amigos, que já trabalhamos em outras unidades e também estamos nos divertindo. A equipe de Rondonópolis se preparou para competição, fez vários treinos para chegar preparada para vencer as competições”, destacou.
Fortalecendo a equipe da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), a escrivã Marlise Ferreira Matos, destacou que a equipe vai participar de todas as modalidades, em busca do troféu no final da competição.
“Nós policiais precisamos deste momento de distração, para um pouco da atividade cotidiana que é muito desgastante. A animação da equipe está total para competição para participar dessa disputa saudável entre colegas e buscar o melhor resultado”, disse.
O organizador do evento, investigador, Claudinei Farina, frisou que muito além da saúde física, os Jogos têm como finalidade, promover a integração desportiva e sociocultural aos servidores, com objetivo de tirar os policiais um pouco da atividade laboral e do stress que vivenciam todos os dias e evitar outras questões como por exemplo a depressão.
“É um momento em que eles saem do ambiente comum para se divertir, encontrar amigos e consagrar a amizade. Existe sim a competitividade, todo mundo quer vencer, mas o principal objetivo é fazer com que os policiais venham e se divirtam, saiam do stress do dia a dia e da visão de uma vida violenta” destacou Claudinei.
A Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa de Rondonópolis realiza buscas pelo paradeiro do homem que matou a companheira a golpes de marreta, na noite desta quarta-feira (20.11), na cidade.
Francisca Pereira da Silva, de 38 anos, foi agredida dentro de casa, no bairro Jardim Vetorasso, no final da noite de quarta-feira, pelo companheiro, Antônio Sousa de Jesus, 57 anos. Ele usou uma marreta e depois uma picareta para desferir os golpes contra Francisca.
A vítima chegou a ser socorrida pelo Samu ao Hospital Regional de Rondonópolis, mas não resistiu à gravidade dos ferimentos e morreu logo após dar entrada na unidade de saúde.
Francisco fugiu em uma motocicleta Honda CG 125, logo após o crime.
A equipe da DHPP está com as diligências para localizar o pedreiro. Quem tiver informações que possam levar ao paradeiro de Francisco, pode entrar em contato com o disque denúncia da Polícia Civil, pelo 197, ou no telefone da DHPP: (66) 98156-0028.