Connect with us

MUNDO

Japão poderá revisar lei de imigração

Publicado

em

Um projeto de lei foi aprovado no Senado japonês – por maioria de votos – para revisar a lei de imigração do Japão.

A coalizão governista do Partido Liberal Democrático e do Partido Komei, o Nippon Ishin (Partido da Inovação do Japão) e o Partido Democrático para o Povo votaram a favor do projeto nesta sexta-feira (9), em Tóquio.

Até agora, os requerentes de asilo eram protegidos da deportação enquanto seus pedidos de status de refugiado estavam sendo processados. Segundo o governo, algumas pessoas teriam se inscrito repetidamente apenas para evitar a deportação.

A lei revisada encerra a isenção de deportação para pessoas que se inscreverem mais de duas vezes, a menos que motivos adequados sejam apresentados.

Por outro lado, ela permite que aqueles que estão para ser deportados fiquem fora dos centros de detenção e morem com apoiadores autorizados.

Detenções

A lei revisada estabelece um novo sistema para analisar trimestralmente se as detenções devem ou não continuar. Outro sistema será criado para proteger as pessoas que fugiram de áreas de conflito, mas não satisfazem os critérios para a obtenção de status de refugiado.

Nas deliberações da Câmara Alta, um legislador do Partido Democrático Constitucional, que se opôs ao projeto, havia dito que a vida e os direitos das pessoas estariam em risco. Ele dissera que, se o projeto fosse aprovado, algumas pessoas teriam medo de ser enviadas de volta aos países onde foram oprimidas.

Um alto funcionário do Nippon Ishin (Partido da Inovação do Japão), que era a favor do projeto de lei, havia dito que a revisão seria necessária para proteger aqueles que devem ser protegidos e para realizar as deportações de forma adequada. Ele afirmou que a revisão é necessária para a concretização de uma sociedade saudável na qual japoneses e estrangeiros possam coexistir.

Fonte: EBC Internacional

Continue Lendo

MUNDO

Putin confirma encontro com Xi Jinping na Rússia em outubro

Publicado

em

Por

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho
Sputnik

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho


O presidente da Rússia, Vladimir Putin,  confirmou nesta quinta-feira (12) que receberá seu homólogo chinês, Xi Jinping, em Kazan, no próximo mês de outubro, por ocasião da cúpula dos Brics.

O anúncio foi feito pelo mandatário russo durante encontro com o ministro das Relações Exteriores de Pequin, Wang Yi, em São Petersburgo, segundo a agência Interfax.

De acordo com Putin, as relações entre a China e a Rússia continuam a desenvolver-se “com muito sucesso em todas as direções”, incluindo a “coordenação no cenário internacional”.

Em imagens divulgadas pela mídia russa, Wang destacou que “o presidente Xi está muito feliz em aceitar o convite”.

“Nessa ocasião os dois chefes de Estado terão novas discussões estratégicas”, acrescentou o chanceler, destacando que ambos os líderes “estabeleceram uma confiança mútua sólida e uma amizade profunda”.

O ministro chinês chegou a São Petersburgo para participar da cúpula de altos funcionários e conselheiros de segurança nacional do bloco Brics. Sua visita também foi vista como uma oportunidade para lançar as bases do encontro presencial entre os líderes dos dois países.

A reunião dos Brics está marcada para acontecer entre 22 e 24 de outubro, na cidade russa de Kazan, e será o terceiro encontro presencial de 2024 entre Xi e Putin, poucas semanas antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro.

Formado inicialmente por Brasil, China, Índia e Rússia em 2009, o bloco foi ampliado com a adesão da África do Sul em 2010 e este ano incluiu vários outros países emergentes, como Egito e Irã. No início de setembro, a Turquia também apresentou um pedido de adesão ao bloco.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do  nosso canal no WhatsApp e da  nossa comunidade no Facebook.

Fonte: Internacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora