Connect with us

MUNDO

Japão emite alerta de evacuação após Coreia do Norte lançar míssel

Publicado

em

Míssel lançado pela Coreia do Norte atingiu o Mar Amarelo
ANSA/EPA

Míssel lançado pela Coreia do Norte atingiu o Mar Amarelo

O Japão ativou nesta segunda-feira (27) seu sistema de alerta por causa de um míssel supostamente lançado pela Coreia do Norte . De acordo com a agência de notícias local Kyodo, o chamado J-Alert emitiu uma ordem de evacuação para os moradores da província de Okinawa, ilha que fica a cerca de 640 km de distância de Tóquio.

O sistema informou aos residentes que Pyongyang lançou um míssil, com o governo japonês acreditando se tratar de um projétil balístico em vez de um foguete de lançamento de satélite que estava previsto para ocorrer hoje. O Estado-Maior Conjunto de Seul afirmou que os norte-coreanos lançaram um “projétil não identificado”. A trajetória do dispositivo foi em direção ao sul do país em direção ao Mar Amarelo.

A nota divulgada pela Coreia do Sul acrescenta que militares da nação detectaram “muitos destroços” na área marítima provenientes do disparo de Pyongyang. O lançamento ocorreu depois que a Coreia do Norte notificou o Japão sobre um plano para lançar um foguete de transporte de satélite entre hoje e o dia 3 de junho, colocando a região em alerta máximo.

Pyongyang lançou pela última vez um satélite espião militar para suas ambições de poder aeroespacial em novembro passado e, desde então, disse que planeja enviar mais três este ano. O plano pretendido pelo líder Kim Jong-un tem o objetivo de fazer detecções preventivas de ataques surpresa dos Estados Unidos e da Coreia do Sul, oficialmente o seu “principal inimigo”.

A cidade de Seul sediou uma reunião trilateral entre o presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk-yeol, o primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, e seu homólogo chinês, Li Qiang.

Os líderes reafirmaram o seu compromisso em promover a paz e a desnuclearização da península.

Fracasso em missão

A Coreia do Norte admitiu o fracasso do lançamento do seu foguete espacial em razão de uma “explosão no ar durante a primeira fase do voo”.

Fonte: Internacional

Continue Lendo

MUNDO

Mulher é encontrada morta dentro de píton de cinco metros na Indonésia

Publicado

em

Por

Moradores ficam ao lado de uma píton de quase 7 metros de comprimento, que foi morta após atacar um homem indonésio no subdistrito de Batang Gansal, na Ilha de Sumatra Polícia de Batang Gansa
AFP

Moradores ficam ao lado de uma píton de quase 7 metros de comprimento, que foi morta após atacar um homem indonésio no subdistrito de Batang Gansal, na Ilha de Sumatra Polícia de Batang Gansa

Em uma vila no interior da Indonésia, uma mulher de 57 anos foi encontrada morta dentro de uma píton de cinco metros. O incidente ocorreu em uma plantação de seringueiras onde Hapsah trabalhava. Seu marido, Safri, de 66 anos, encontrou a cobra quando ela já estava quase totalmente engolindo o corpo da vítima.

O Portal iG está no BlueSky, siga para acompanhar as notícias!

Safri começou a procurar Hapsah quando ela não retornou para casa. Ao ouvir um grito de socorro, correu até a plantação e encontrou a esposa enrolada pela cobra. Segundo o policial Iptu Usaha Sitepu, Hapsah já estava morta devido à pressão da cobra antes da chegada do marido. Safri conseguiu puxar a píton e golpeou o animal até que soltasse o corpo. Após a recuperação do corpo, a cobra foi morta pelos moradores da vila e exibida à comunidade antes de ser enterrada.

Safri lamentou a perda e a incapacidade de proteger a esposa. Ele revelou que havia retornado mais cedo da plantação, mas não imaginava o perigo que Hapsah enfrentava. A Indonésia tem visto um aumento nos casos de pessoas engolidas por pítons, com incidentes semelhantes ocorrendo com frequência. Em julho deste ano, uma mulher chamada Farida foi encontrada morta dentro de uma píton na mesma região.

As pítons, encontradas principalmente no Sudeste Asiático, usam a constrição para matar suas presas, apertando-as até causar asfixia. A destruição do habitat natural devido à exploração para extração de óleo de palma está forçando as cobras a se aproximarem das áreas habitadas, aumentando os encontros com humanos.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do nosso canal no WhatsApp e da nossa comunidade no Facebook.

Fonte: Internacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora