Connect with us

MUNDO

Japão é atingido por segundo terremoto na mesma região

Publicado

em

Terremoto de magnitude 7,6 no Japão
Reprodução: Redes Sociais

Terremoto de magnitude 7,6 no Japão

Um terremoto de magnitude 6,0 atingiu a região central do Japão nesta terça-feira (9), informou a Agência Meteorológica do país. Não houve alerta de tsunami emitido.

O tremor sacudiu a costa do Mar do Japão na mesma área atingida por um terremoto significativo no Ano Novo, que resultou em grande destruição e mais de 200 mortes, com mais de 100 pessoas ainda desaparecidas.

Autoridades da região de Ishikawa atualizaram que o número de mortes no último terremoto aumentou para 202, com 102 pessoas ainda desaparecidas. O esforço de resgate enfrenta dificuldades devido a estradas bloqueadas e más condições climáticas.

Cerca de 30 mil pessoas estão abrigadas em instalações governamentais, algumas sem comida, água adequada ou aquecimento. Além disso, quase 60 mil casas estão sem água e 15.600 sem eletricidade. As chuvas recentes causaram cerca de mil deslizamentos de terra, tornando as estradas ainda mais precárias.

O primeiro-ministro Fumio Kishida instruiu seu gabinete a resolver o isolamento das comunidades e continuar os esforços de resgate. Ele também ordenou evacuações para áreas distantes do epicentro do terremoto.

Em 2011, um forte terremoto seguido por um tsunami deixou 18.500 mortos ou desaparecidos no Japão, desencadeando um desastre nuclear na usina de Fukushima. O país, que enfrenta centenas de terremotos anualmente, possui padrões de construção rigorosos, mas muitas estruturas em áreas rurais, como a Península de Noto, são mais antigas e possuem população envelhecida.

Fonte: Internacional

Continue Lendo

MUNDO

Putin confirma encontro com Xi Jinping na Rússia em outubro

Publicado

em

Por

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho
Sputnik

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho


O presidente da Rússia, Vladimir Putin,  confirmou nesta quinta-feira (12) que receberá seu homólogo chinês, Xi Jinping, em Kazan, no próximo mês de outubro, por ocasião da cúpula dos Brics.

O anúncio foi feito pelo mandatário russo durante encontro com o ministro das Relações Exteriores de Pequin, Wang Yi, em São Petersburgo, segundo a agência Interfax.

De acordo com Putin, as relações entre a China e a Rússia continuam a desenvolver-se “com muito sucesso em todas as direções”, incluindo a “coordenação no cenário internacional”.

Em imagens divulgadas pela mídia russa, Wang destacou que “o presidente Xi está muito feliz em aceitar o convite”.

“Nessa ocasião os dois chefes de Estado terão novas discussões estratégicas”, acrescentou o chanceler, destacando que ambos os líderes “estabeleceram uma confiança mútua sólida e uma amizade profunda”.

O ministro chinês chegou a São Petersburgo para participar da cúpula de altos funcionários e conselheiros de segurança nacional do bloco Brics. Sua visita também foi vista como uma oportunidade para lançar as bases do encontro presencial entre os líderes dos dois países.

A reunião dos Brics está marcada para acontecer entre 22 e 24 de outubro, na cidade russa de Kazan, e será o terceiro encontro presencial de 2024 entre Xi e Putin, poucas semanas antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro.

Formado inicialmente por Brasil, China, Índia e Rússia em 2009, o bloco foi ampliado com a adesão da África do Sul em 2010 e este ano incluiu vários outros países emergentes, como Egito e Irã. No início de setembro, a Turquia também apresentou um pedido de adesão ao bloco.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do  nosso canal no WhatsApp e da  nossa comunidade no Facebook.

Fonte: Internacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora