Connect with us

BRASIL

Já com saudade? Confira o que já se sabe sobre a próxima Olimpíada

Publicado

em

Já com saudade? Confira o que já se sabe sobre a próxima Olimpíada
Redação GPS

Já com saudade? Confira o que já se sabe sobre a próxima Olimpíada

Essa segunda-feira amanheceu diferente sem ter jogos para acompanhar, né? As Olimpíadas de Paris foram oficialmente finalizadas nesse domingo (11), mas, ainda no clima das competições, te contamos o que já se sabe até o momento sobre os Jogos de 2028.

A boa notícia é: se você precisa renovar o seu visto americano, dará tempo de sobra. Pela terceira vez, Los Angeles será a cidade-sede das Olimpíadas — a Cidade dos Anjos recebeu os Jogos de 1984 e 1932.

A cerimônia de abertura está marcada para 14 de julho e a cerimônia de encerramento, pouco mais de duas semanas depois, no dia 30 do mesmo mês. Já o início da Paralimpíada será em 15 de agosto. O clima seco dessa época do ano na Califórnia pode ser um agravante para os participantes.

Foto: Reprodução

Em Los Angeles, ao todo, mais de 50 esportes olímpicos e paralímpicos serão disputados e, apesar de não haver nenhuma construção nova para receber as competições, dezenas de locais existentes serão usados, incluindo o estádio do time de futebol americano LA Galaxy e o LA Memorial Coliseum, além das praias que receberão o vôlei, por exemplo.

Entre as adaptações necessárias em alguns espaços, as moradias estudantis na Universidade da Califórnia, Los Angeles (UCLA) virarão a vila dos atletas durante o verão e fornecerão locais próprios para treinamentos.

Para colocar todos esses planos em prática, a previsão é de gastar quase US$ 7 bilhões só nos Jogos, sem contar em melhorias no transporte. Em Paris, estima-se que o gasto foi de 9,83 bilhões de dólares.

Em Paris, vimos o surgimento de disputas de esportes inéditos, como breaking. E em Los Angeles, será que algo irá nos surpreender? Segundo a organização do evento, a próxima edição das Olimpíadas terá renascimento de alguns esportes não vistos há algum tempo, assim como adições. Confira quais são:

  • O críquete será jogado nas Olimpíadas pela primeira vez desde 1900;
  • O lacrosse também está voltando. Ele não é jogado em nível olímpico há mais de um século. Um novo formato será introduzido;
  • Beisebol masculino/softbol feminino são modalidades que também retornarão;
  • O squash deve fazer sua primeira aparição em uma Olimpíada após anos de campanha de jogadores;
  • O futebol de bandeira também fará sua estreia olímpica;
  • A escalada paralímpica terá atletas em diferentes modalidades escalando uma parede de 15 m.

Citado acima, o breaking acabou de entrar nas Olimpíadas e já sairá. A modalidade não foi escolhida como um dos esportes de 2028. O boxe também corre risco de ser excluído; a decisão sairá em 2025.

Ainda, entre as novidades está a inversão no programa olímpico. O atletismo, que costuma fechar a programação, foi adiantado para os primeiros dias.

Apesar de Rebeca Andrade não ter confirmado presença nos Jogos, alguns atletas brasileiros podem retornar, como Beatriz Souza, a dupla do vôlei de praia Duda e Ana Patrícia, Gabriel Medina e Tati Weston-Webb.

The post Já com saudade? Confira o que já se sabe sobre a próxima Olimpíada first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Continue Lendo

BRASIL

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição

Publicado

em

Por

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição
André Braga

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição

Neste mês de setembro , o Dia Mundial do Daltonismo tem o objetivo de esclarecer alguns pontos envolvendo o distúrbio da visão, como os sinais para identificá-lo ainda na infância. De acordo com a oftalmologista Mayra Melo, o diagnóstico é crucial para garantir o suporte adequado no desenvolvimento escolar e social.

O daltonismo é conhecido como discromatopsia, sendo portanto, alteração na percepção das cores que afeta cerca de 8% dos homens e 0,5% das mulheres no mundo.

“Os pais devem observar sinais como dificuldade em distinguir cores básicas, como vermelho e verde, ou quando a criança troca frequentemente as cores ao desenhar ou colorir”, orienta Mayra.

É comum também que os pais notem uma certa preferência por roupas de cores neutras ou frequência da dificuldade em atividades que envolvam a diferenciação de cores, como jogos e brincadeiras.

“Em muitos casos, a criança pode sentir frustração ou desinteresse em atividades escolares que envolvem cores, o que pode ser erroneamente interpretado como falta de atenção ou interesse”, alerta a especialista.

O diagnóstico é feito por um oftalmologista, utilizando testes específicos como o de Ishihara, que avalia a percepção das cores. Apesar de não haver cura para a condição, o diagnóstico precoce permite que a criança seja orientada e adaptada para lidar melhor.

“O uso de ferramentas adequadas, como material escolar com contrastes fortes e a utilização de óculos ou lentes com filtros especiais, pode fazer toda a diferença no desenvolvimento acadêmico e na autoestima da criança”, afirma.

The post Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora