Um pó banco encontrado dentro da Casa Branca na noite do último domingo (2) foi identificado como cocaína pelo Corpo de Bombeiros. A substância levou ao fechamento temporário de parte do edifício. A informação foi divulgada pelo jornal Washington Post.
À agência de notícias Reuters, o Serviço Secreto confirmou que um “item desconhecido” foi encontrado no prédio e levou ao fechamento de parte da Casa Branca, mas enviou outras perguntas aos bombeiros, que se recusaram a comentar o caso.
“Na noite de domingo, o complexo da Casa Branca foi fechado por precaução enquanto oficiais da Divisão Uniformizada do Serviço Secreto investigavam um item desconhecido encontrado dentro de uma área de trabalho”, afirmou um porta-voz do Serviço Secreto em nota divulgada por e-mail.
O porta-voz disse que o elemento teria sido encontrado na Ala Oeste, que é uma anexa à Casa Branca e inclui o Salão Oval, a sala do gabinete, a área de imprensa, escritórios e um espaço de trabalho para assessores e funcionário do presidente Joe Biden.
Conforme as informações, o mandatário norte-americano não estava no complexo presidencial quando o item foi encontrado.
“O Corpo de Bombeiros de [Washington] DC foi chamado para avaliar e rapidamente determinou que o item não era perigoso”, afirmou o Serviço Secreto. Segundo o comunicado, há uma investigação em curso “sobre a causa e a maneira” que o material entrou na Casa Branca.
De acordo com o Washington Post , “um bombeiro da equipe de materiais perigosos do departamento de DC transmitiu por rádio os resultados de um teste” da substância. O despacho, conforme a publicação, dizia: “Temos uma barra amarela dizendo cloridrato de cocaína”.
Ao jornal, dois “oficiais familiarizados com o assunto” confirmaram que a substância se tratava de cocaína.