Connect with us

MUNDO

Itamaraty manda segundo avião para repatriar brasileiros em Israel

Publicado

em

Aeronave da Força Aérea Brasileira partirá com destino a Israel
Divulgação/CECOMSAER

Aeronave da Força Aérea Brasileira partirá com destino a Israel

O segundo avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para repatriar brasileiros em Israel decola na tarde desta segunda-feira (9), de Brasília, informou o Ministério das Relações Exteriores. Desde sábado (7), Israel está em guerra contra o grupo Hamas.

O primeiro avião já tinha saído do Brasil neste domingo (8) e pousado em Roma, onde aguardava autorização de Israel para fazer a repatriação. Agora, ambas as aeronaves foram autorizadas a pousarem no país.

Até o momento, a embaixada brasileira em Tel Aviv, em Israel, recolheu dados de cerca de 1,7 mil brasileiros que querem ser repatriados. A maioria deles são turistas que estão hospedados em Tel Aviv e Jerusalém.

Segundo o Itamaraty, os candidatos à repatriação serão acomodados em listas de prioridade. Neste primeiro momento, residentes no Brasil que não têm passagem aérea serão priorizados. Segundo o Itamaraty, cerca de 14 mil brasileiros residem em Israel e 6 mil na Palestina.

“Face à incerteza quanto ao momento em que poderão ocorrer os voos de repatriação, o Ministério das Relações Exteriores reitera recomendação de que todos os nacionais que possuam passagens aéreas, ou que tenham condições de adquiri-las, embarquem em voos comerciais do aeroporto Ben-Gurion, que continua a operar”, orienta a pasta, em nota.

O Itamaraty contabiliza três brasileiros desaparecidos na região, todos binacionais. Eles estavam em um festival de música eletrônica que aconteceu no sábado no distrito sul de Israel, a menos de 20 quilômetros da Faixa de Gaza. O evento foi alvo de ataque do grupo Hamas.

Fonte: Internacional

Continue Lendo

MUNDO

Putin confirma encontro com Xi Jinping na Rússia em outubro

Publicado

em

Por

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho
Sputnik

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho


O presidente da Rússia, Vladimir Putin,  confirmou nesta quinta-feira (12) que receberá seu homólogo chinês, Xi Jinping, em Kazan, no próximo mês de outubro, por ocasião da cúpula dos Brics.

O anúncio foi feito pelo mandatário russo durante encontro com o ministro das Relações Exteriores de Pequin, Wang Yi, em São Petersburgo, segundo a agência Interfax.

De acordo com Putin, as relações entre a China e a Rússia continuam a desenvolver-se “com muito sucesso em todas as direções”, incluindo a “coordenação no cenário internacional”.

Em imagens divulgadas pela mídia russa, Wang destacou que “o presidente Xi está muito feliz em aceitar o convite”.

“Nessa ocasião os dois chefes de Estado terão novas discussões estratégicas”, acrescentou o chanceler, destacando que ambos os líderes “estabeleceram uma confiança mútua sólida e uma amizade profunda”.

O ministro chinês chegou a São Petersburgo para participar da cúpula de altos funcionários e conselheiros de segurança nacional do bloco Brics. Sua visita também foi vista como uma oportunidade para lançar as bases do encontro presencial entre os líderes dos dois países.

A reunião dos Brics está marcada para acontecer entre 22 e 24 de outubro, na cidade russa de Kazan, e será o terceiro encontro presencial de 2024 entre Xi e Putin, poucas semanas antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro.

Formado inicialmente por Brasil, China, Índia e Rússia em 2009, o bloco foi ampliado com a adesão da África do Sul em 2010 e este ano incluiu vários outros países emergentes, como Egito e Irã. No início de setembro, a Turquia também apresentou um pedido de adesão ao bloco.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do  nosso canal no WhatsApp e da  nossa comunidade no Facebook.

Fonte: Internacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora