A embaixada da Itália no Brasil decorou sua fachada de verde, branco e vermelho para celebrar os 78 anos de criação da República. Ou, como lembrou o embaixador Alessandro Cortese, “um momento fundamental na história da Itália, pois os italianos fizeram uma escolha que mudou para sempre a nossa história e as nossas vidas”.
Marcas famosas, como Ferrari, Ducati, Panerai, Zegna e Luxottica, emprestaram seu requinte à Festa da República mostrando seu o estilo italiano único e a sofisticação a Sala Nervi, os belos jardins e em todo o ambiente da embaixada, expondo peças que primavam pelo de design ao melhor estilo italiano.
Além delas, foram patrocinadores da noite a TIM, Usiminas, Ferrero, Pirelli, Enel, Azimuth, ENG, ITA Airways, Costa Cruzeiros, IDV, Leonardo, Illy, Parmegiano Regggiano, Campari, Parma, entre outras. Importadoras de vinho Porto a Porto, ItáliaMais, WineC e Del Maipo harmonizaram rótulos de tintos, proseccos e o Aperol Spritz, drink que conquistou o mundo, com o bufê italiano servido pela Sweet Cake, completado por mesas de aperitivos, frios e queijos, onde pontificava o autêntico parmigiano reggiano.
O ponto alto da festa foi o discurso do embaixador Alessandro Cortese, que lembrou a tragédia climática do Rio Grande do Sul que afetou muitos ítalo-brasileiros. Ele destacou a solidariedade da Itália mais com seus “filhos” do Brasil, pelo envio de uma carga de mais de 25 toneladas de bens de primeira necessidade para a população gaúcha, que é composta por mais de 40% de ítalo-descendentes.
“Muitos anos se passaram, mas – ao olhar bem – não tantos. Isso nos deve fazer refletir sobre o legado que nós, filhos e netos daqueles italianos, recebemos. Um patrimônio sólido de valores, mas ao mesmo tempo frágil, que deve ser preservado e cultivado” , acrescentou.
Dizendo-se orgulhoso de representar a Itália em um “país maravilhoso como o Brasil” , o embaixador Cortese destacou a felicidade em encontrar, em seus poucos meses no Brasil, italianos e ítalo-descendentes que ainda sentem um grande amor pela pátria-mãe.
“Eu me permito pedir a vocês que cultivem esse amor pela Itália; que levem sempre em seus corações as cores da nossa bandeira; que nunca se cansem de promover as belezas do nosso país e de continuar a demonstrar as excepcionais virtudes de que sempre nos orgulhamos” , disse.
Destacando a chegada, há 150 anos do navio “La Sofia” em Vitória (ES), e os atuais 32 milhões de ítalo-descendentes, ele concluiu afirmando que a imigração italiana é uma história de amizade ainda mais longa que a da República da Itália. “É um vínculo entre povos, antes mesmo de ser entre Estados” , completou, lembrando que a comunidade italiana está plenamente integrada ao Brasil, mas sempre ligada às suas raízes e origens.
Faltando apenas 12 dias para as eleições para a seccional de Mato Grosso da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT), a disputa ganha contornos de extrema emoção com o pleito mais disputado da história. É o que aponta pesquisa do instituto Índice Pesquisas, contratada pelo portal de notícias FOLHAMAX, revela que o candidato de oposição lidera a disputa.
Na segunda posição, estão tecnicamente empatadas a atual presidente Gisela Cardoso e a advogada Xênia Guerra, que representa uma divisão do atual grupo que comanda a entidade. A amostra foi realizada proporcionalmente com juristas do Estado.
Na modalidade espontânea, onde os nomes dos candidatos não são apresentados ao eleitor, o advogado Pedro Paulo foi o mais lembrado, com 24%, mas com uma diferença de apenas meio ponto percentual, já que a atual presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, foi apontada por 23,5% dos entrevistados. Xênia Guerra aparece como intenção de voto de 18% dos juristas, enquanto Pedro Henrique teve o nome apontado por 1,5%. Segundo a pesquisa, 32,5% estão indecisos ou não votarão em nenhum e 0,5% citaram outros nomes.
Já na modalidade estimulada, onde os nomes dos postulantes à presidência da OAB-MT são divulgados ao eleitorado, Pedro Paulo abre uma distância maior, com 32,5%, contra 28% de Gisela Cardoso. Xênia Guerra aparece na terceira colocação, com 24%, enquanto Pedro Henrique registrou 3% dos entrevistados e outros 12,5% não souberam responder.
O Índice também projetou os votos válidos. Pelo cálculo, Pedro Paulo tem 37%; Gisela 32%; Xênia 27,5% e Pedro Henrique 3,5%.
O instituto ouviu 836 advogados, entre os dias 30 de setembro e 5 de novembro, por telefone. A pesquisa tem margem de erro de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. Não foi realizada amostragem sobre a rejeição aos candidatos. A eleição da OAB-MT será online, no dia 18 de novembro, das 9h às 17h, no horário de Cuiabá.